MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Classe médica diz que denunciará troca de médicos

Por Aguirre Talento, Lucas Reis Nelson e Barros Neto FORTALEZA, CE, MANAUS, AM, E SALVADOR, BA, 30 de agosto (Folhapress) - O presidente do Cremece (Conselho Regional de Medicina do Ceará), Ivan de Araújo, afirmou que irá denunciar casos de substituiçõ

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.08.2013, 12:27:00 Editado em 27.04.2020, 20:25:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Aguirre Talento, Lucas Reis Nelson e Barros Neto

FORTALEZA, CE, MANAUS, AM, E SALVADOR, BA, 30 de agosto (Folhapress) - O presidente do Cremece (Conselho Regional de Medicina do Ceará), Ivan de Araújo, afirmou que irá denunciar casos de substituições de médicos à Promotoria de Defesa da Saúde Pública, do Ministério Público do Ceará.

"É um desvirtuamento do programa. O que foi anunciado é que a medida iria trazer mais médicos, e não substituir uns por outros", afirmou.

"Temos ouvido rumores [sobre as demissões] e nossa fiscalização está investigando", completou Araújo.

Reportagem de hoje da Folha de S.Paulo mostrou que prefeitos de cidades do Norte e Nordeste planejam trocar médicos contratados nas cidades por profissionais do Mais Médicos, programa do governo federal. O objetivo desses prefeitos é, com isso, cortar gastos dos municípios.

Já o Simec (Sindicato dos Médicos do Ceará) diz que colocará o departamento jurídico à disposição dos médicos demitidos. "Vão trocar um médico com direitos trabalhistas e colocar outro sem essas condições", afirmou o presidente do sindicato, José Maria Pontes. "É uma palhaçada", completou.

No Amazonas, o presidente local do CRM, Jefferson Jezini, que recebeu ao menos duas reclamações de médicos substituídos, e que a orientação aos profissionais é formalizar a queixa para entrar com uma ação contra o governo federal.

"O governo diz que os municípios que fizerem isso [troca de médicos] terão os contratos rescindidos. Os municípios não podem ser oportunistas e predadores", disse.

O CRM-AM informou que publicará nota em jornais locais para orientar os médicos "que sofrerem este tipo de constrangimento" a encaminharem denúncias.

O presidente do CRM-BA, José Abelardo de Meneses, diz que já havia denunciado a situação ao Ministério Público e à Assembleia Legislativa. "Mas ninguém deu a mínima importância.

"Essa troca de médicos, para completar, vai acabar desempregando brasileiros para trazer profissionais de outros países. A situação não vai melhorar. Vai piorar."

Na próxima segunda-feira, o setor jurídico da entidade vai se reunir com o do sindicato dos médicos da Bahia e o da associação estadual para definir quais medidas serão tomadas, todas em conjunto.

Para o presidente do sindicato, Francisco Magalhães, a polêmica em torno da substituição dos médicos é uma hipocrisia. "Se o médico vem para ganhar R$ 10 mil, e o município chega a pagar o triplo, nada mais justo que o prefeito tomar essa atitude. Acho isso uma hipocrisia", afirma.

"Eu também queria que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma, que são atendidos no Sírio Libanês [hospital privado de São Paulo], fossem atendidos por esse tipo de médico que chegaram aí."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Classe médica diz que denunciará troca de médicos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!