Geral

Líder regional da Al Qaeda morre em ataque de drone

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 30 de agosto (Folhapress) - Um líder regional da rede terrorista Al Qaeda morreu hoje em um bombardeio feito por um avião não tripulado dos Estados Unidos na Província de Al Baida, na região central do Iêmen. O país abriga a célula Al Qaeda na Península Arábica, considerada a mais violenta da rede.

Segundo autoridades locais, o comandante da organização na Província, Qaed al-Zahab, foi morto em ataque à região de Al Manaseh, perto da cidade de Redaaa, a cerca de 270 km da capital Sanaa. Zahab assumiu o controle regional no ano passado, após seu irmão Tareq morrer em outro ataque feito por drones.

Em janeiro de 2012, Qaed dirigiu centenas de combatentes durante a tomada de Redaaa, uma campanha que tinha o objetivo de pressionar às autoridades iemenitas para que libertassem diversos presos pertencentes ao grupo terrorista.

As forças militares dos Estados Unidos são as únicas que possuem drones na região. As autoridades iemenitas não desmentem o uso dos aparelhos contra a a Al-Qaeda e repetem constantemente que colaboram com os aliados na luta contra a rede extremista.

A Al-Qaeda aproveitou a fragilidade do poder central em consequência da insurreição popular contra o ex-ditador Ali Abdullah Saleh em 2011 para ganhar força no leste e sul do Iêmen. Com a instabilidade, tomaram o controle de diversas cidades do sul do país entre 2011 e 2012.
 

continua após publicidade