Geral

Recall da Toyota será em 2 fases e começa hoje

Da Redação ·
A Toyota déu início nesta segunda-feira (3) ao recall do Corolla no Brasil
fonte: R7.com
A Toyota déu início nesta segunda-feira (3) ao recall do Corolla no Brasil

A Toyota déu início nesta segunda-feira (3) ao recall do Corolla no Brasil, que será feito em duas etapas. A convocação é devido à falha na fixação do tapete, que pode prender no acelerador, ou pelo não uso do produto original.

continua após publicidade

O problema atinge as versões Altis, XEi 2.0; XEi, SE-G, XLi e GLi 1.8; e XLi 1.6, fabricados a partir de abril de 2008.

Nesta primeira etapa, a empresa irá apenas verificar se o consumidor tem o tapete genuíno no veículo e, caso não possua, irá prestrar "esclarecimento sobre a importância de sua não utilização".

continua após publicidade

Até agora, o item era opcional, e muitos consumidores adquiriram tapetes que não eram próprios para o modelo. Os novos Corolla virão ainda com um adesivo no para-brisa alertando para o risco em caso de deslocamento do tapete.

A empresa também solicitou a "remoção imediata do tapete do lado do motorista, não o substituindo até que a verificação por um dos distribuidores da Toyota tenha sido realizada."

Na segunda fase, ainda sem data definida, serão substituídos os tapetes não genuínos pelos originais. Será feita ainda a entrega de um encarte do manual do proprietário, relativo ao uso e à fixação dos tapetes.

continua após publicidade

A montadora informou ainda que "acredita firmemente que o Corolla produzido no Brasil não apresenta qualquer vício ou defeito que possa colocar a saúde e segurança dos consumidores em risco."

Veja os números dos chassis envolvidos no recall

Corolla Altis/XEi 2.0: a partir de 9BRBD48EXB2500008

continua após publicidade

Corolla XEi, SE-G, XLi e GLi 1.8: a partir de 9BRBB48EX95000543

Corolla XLi 1.6: a partir de 9BRBC42E095000511