Geral

Papa estimula políticos a lutarem pelo "bem comum"

Da Redação ·
 Santo Sudário
fonte: Reprodução
Santo Sudário

O papa Bento 16, que realiza uma visita pastoral a Turim (norte da Itália), onde irá ainda neste domingo à exposição do Santo Sudário, pediu aos políticos que persigam "o bem comum", mesmo "nos momentos difíceis".

continua após publicidade

"Desejo encorajar o esforço dos que foram chamados a administrarem as coisas públicas", afirmou o Papa durante a homilia da celebração eucarística deste domingo, realizada na Praça de São Carlos.

"A colaboração para fazer da cidade mais humana e habitável é um sinal de que o pensamento cristão sobre o homem nunca é contra a liberdade, mas em favor a uma plenitude maior, de que apenas na civilidade do amor encontra a sua realização", continuou.

continua após publicidade

Bento 16 também expressou sua proximidade aos desempregados, às famílias em dificuldade, aos marginalizados e aos imigrantes. "Sei que também em Turim há dificuldades, problemas, preocupações. Penso, particularmente, nos que vivem concretamente as suas existências em condições de precariedade", apontou.

"Por causa da falta de trabalho, da incerteza sobre o futuro, do sofrimento físico e moral, penso nas famílias, nos jovens, nas pessoas idosas, nos que foram marginalizados, nos imigrantes", disse o Papa, que recordou aos cristãos "que não estamos sós, Deus ama todos, sem distinção, e está próximo a todos, com o seu amor, que torna possível enfrentar, viver e superar a fadiga dos problemas cotidianos".

De acordo com fontes locais, cerca de 25 mil pessoas compareceram ao local da celebração. Muitos carregavam cartazes, que diziam "Viva o Papa" e "Bem-vindo".

continua após publicidade

Após a cerimônia, realizada às 10h15 locais (5h15 no horário de Brasília), Bento 16-- que viajou na manhã de hoje à localidade --almoça com bispos da região de Piemonte, que abriga Turim, e à tarde se encontra com jovens na Praça de São Carlos.

Estima-se que o momento mais emocionante desta visita seja a veneração do Santo Sudário-- um tecido de linho puro, que teria envolvido o corpo de Jesus após a crucificação, considerado uma das relíquias mais famosas do cristianismo-- na catedral local.