MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Papa quer revisar ordenamentos da Legião de Cristo

O papa Bento XVI anunciou neste sábado que enviará um emissário papal encarregado de assumir e reformar a Legião de Cristo, uma ordem religiosa conservadora que caiu em descrédito em meio à onda de escândalos sexuais que vem atingindo a Igreja Católica

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.05.2010, 17:59:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O papa Bento XVI anunciou neste sábado que enviará um emissário papal encarregado de assumir e reformar a Legião de Cristo, uma ordem religiosa conservadora que caiu em descrédito em meio à onda de escândalos sexuais que vem atingindo a Igreja Católica.

continua após publicidade

O pontífice também ordenou a criação de uma comissão especial que estudará os estatutos da Legião de Cristo, que determinavam que os membros dessa congregação mantivessem silêncio absoluto sobre os acontecimentos internos, e disse que um especialista do Vaticano investigará o Regnum Christi, um braço secular da ordem conservadora.

continua após publicidade

A decisão foi tomada depois de cinco investigadores do Vaticano terem informado o papa e outras autoridades vaticanas sobre os resultados de um inquérito de oito meses para determinar o futuro da ordem após a descoberta da vida dupla de seu fundador, o padre Marcial Maciel.

continua após publicidade

Por meio de nota, o Vaticano afirmou reconhecer a "gravidade" dos crimes cometidos por Maciel, que teve ao menos um filho e abusou de jovens seminaristas. Aos que foram abusados, o papa leva seu "pensamento e pregação, junto a sua gratidão às pessoas que, por meio de grandes dificuldades, tiveram coragem para exigir a verdade", segundo o comunicado.

Além de ser acusado de ter molestado seminaristas, Maciel utilizava identidades falsas para manter relações com diversas mulheres, com as quais teria gerado três filhos, que também relataram ter sofrido abusos sexuais do próprio pai.

continua após publicidade

No mês de março, a congregação - fundada no México em 1941 e reconhecida pelo Vaticano em 1983 - chegou a pedir desculpas oficiais pelos abusos cometidos por seu criador. A ordem religiosa diz contar com mais de 800 sacerdotes e 2,5 mil seminaristas em 22 países, junto com 70 mil integrantes de seu ramo secular, o Regnum Christi. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Papa quer revisar ordenamentos da Legião de Cristo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!