MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Bolívia nacionaliza companhias elétricas

O presidente da Bolívia, Evo Morales, nacionalizou neste sábado pelo menos três empresas elétricas, duas das quais estavam em mãos de capital estrangeiro. A Corani era controlada por uma subsidiária da francesa GDF Suez; a Guaracachi era operada pela b

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.05.2010, 22:32:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Bolívia, Evo Morales, nacionalizou neste sábado pelo menos três empresas elétricas, duas das quais estavam em mãos de capital estrangeiro. A Corani era controlada por uma subsidiária da francesa GDF Suez; a Guaracachi era operada pela britânica Rurelec PLC; e a Valle Hermoso estava nas mãos do Grupo Boliviano de Geração.

continua após publicidade

Morales firmou o decreto de nacionalização na sede de uma das companhias, em Cochabamba, na região central da Bolívia, onde chegou de surpresa, acompanhado de alguns seus ministros. O governo informou que está comprando a participação dos acionistas privados, sem esclarecer o valor das operações.

continua após publicidade

As companhias elétricas nacionalizadas foram identificadas por Roberto Peredo, presidente da Empresa Nacional de Eletrificação (ENDE), que aponta ainda que foram abertas as negociações para a nacionalização de uma quarta companhia, a Empresa de Luz e Força Elétrica de Cochabamba, mantida por uma cooperativa de trabalhadores.

Ainda de acordo com ele, as nacionalizações são "uma das maiores conquistas da revolução cultural" no país. Ele lembrou que a companhia energética estatal da Bolívia foi privatizada em 1990 e "vendida a capitalistas neoliberais pelo preço de uma galinha morta". As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Bolívia nacionaliza companhias elétricas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!