Geral

Lula é um dos líderes mais influentes do mundo

Da Redação ·
  Perfil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na revista Time: eleito o líder mais influente do mundo
fonte: googleimagens.com
Perfil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na revista Time: eleito o líder mais influente do mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela revista norte-americana Time um dos 25 líderes mais influentes do mundo, figurando no topo da lista anual da publicação, divulgada nesta quinta-feira (29). Apesar de aparecer como o número um da lista, a revista explicou, posteriormente, que não se trata de um ranking.

continua após publicidade

Além do presidente brasileiro, a revista traz os nomes das cem pessoas que mais se destacaram globalmente em diversas áreas.

continua após publicidade

No artigo de abertura da lista, o cineasta Michael Moore - convidado para escrever o perfil do presidente - lembrou a eleição de 2002, na qual Lula foi eleito pela primeira vez, e o “nervosismo” com que o Brasil aguardava a gestão do primeiro operário e sindicalista a assumir o governo.

continua após publicidade

A revista, que classificou o presidente brasileiro como um "genuíno filho da América Latina", destacou ainda o passado de Lula como sindicalista que, enfatiza a Time, chegou a ser preso por liderar um protesto.

Ao relatar projetos sociais idealizados pela gestão de Lula, como o programa Fome Zero, o cineasta afirma que os americanos têm uma "lição" para aprender com os brasileiros: segundo a publicação, enquanto o Brasil tenta chegar à condição de país de Primeiro Mundo, cada vez mais os Estados Unidos se parecem com um país de Terceiro.

continua após publicidade

Segundo a Time, Lula busca para o país o que os Estados Unidos chamavam de "O Sonho Americano"- uma das razões pela qual ele é tão popular.

continua após publicidade

Moore, que não esconde a admiração pelo presidente do Brasil, conclui o artigo destacando outra "lição" que, segundo ele, o resto do mundo deve aprender com Lula: "deixe as pessoas ter bom tratamento de saúde, e eles vão causar muito menos trabalho para vocês".

continua após publicidade

A publicação, que apresenta personalidades de diversas áreas de atuação, apresenta outros 24 políticos mundiais, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; a ex-candidata à vice-Presidência Sarah Palim; entre outros. Além dos cem mais influentes, a Time apresenta ainda as pessoas com mais destaque nas redes sociais, como o ator Ashton Kutcher e o estilista Marc Jacobs.

Veja a lista completa da Time

Líderes

1. Luiz Inácio Lula da Silva
2. J.T. Wang
3. Admiral Mike Mullen
4. Barack Obama
5. Ron Bloom
6. Yukio Hatoyama
7. Dominique Strauss-Kahn
8. Nancy Pelosi
9. Sarah Palin
10. Salam Fayyad
11. Jon Kyl
12. Glenn Beck
13. Annise Parker
14. Tidjane Thiam
15. Jenny Beth Martin
16. Christine Lagarde
17. Recep Tayyip Erdogan
18. General Stanley McChrystal
19. Manmohan Singh
20. Bo Xilai
21. Mark Carney
22. Sister Carol Keehan
23. Sheik Khalifa bin Zayed al-Nahyan
24. Robin Li
25. Scott Brown