Geral

SC: cidades em emergência já chegam a 41

Da Redação ·
Neste ano, em todo o Estado, as chuvas já afetaram 68 cidades, prejudicando quase 210 mil pessoas
fonte: Agências
Neste ano, em todo o Estado, as chuvas já afetaram 68 cidades, prejudicando quase 210 mil pessoas

Subiu para 41, nesta quarta-feira, o número de municípios catarinenses em situação de emergência por conta das chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias. Nesta quarta, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, 11 cidades decretaram emergência: Araquari, Blumenau, Irani, Irineópolis, Itajaí, Nova Erechim, Palma Sola, Princesa, Rio do Oeste, Rio do Sul e Xaxim.

continua após publicidade

Neste ano, em todo o Estado, as chuvas já afetaram 68 cidades, prejudicando quase 210 mil pessoas. Deste total, 6.932 estão desalojados - pessoas que podem contar com a ajuda de vizinhos e familiares - e outros 930 ficaram desabrigados - pessoas que perderam tudo e precisam de abrigos públicos. Até agora, dez pessoas ficaram feridas e não há registros de mortos ou desaparecidos.

continua após publicidade

Desastre anterior

continua após publicidade

Ao menos sete municípios em situação de emergência neste ano também foram castigados pelas enchentes no verão de 2008: Blumenau, Brusque, Ilhota, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul e Penha. Na ocasião, um terço do Estado foi assolado pelas chuvas: 63 municípios catarinenses decretaram situação de emergência e 14 decretaram estado de calamidade pública.

Esta foi a maior tragédia registrada pelas chuvas, que afetaram cerca de 2 milhões de pessoas. O número de mortos chegou a 135, sendo que 97% foram vítimas de soterramento. Entre desalojadas e desabrigadas, foram 78 mil pessoas.