MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Tropa de Choque retira estudantes de prédio da reitoria da Unesp

Por Martha Alves, Avener Prado e Fernanda Pereira Neves SÃO PAULO, SP, 17 de julho (Folhapress) - Policiais militares da Tropa de Choque retiraram na madrugada de hoje cerca de 70 estudantes que ocupavam desde a tarde de ontem o prédio da reito

Da Redação

·
 Policiais militares da Tropa de Choque retiraram cerca de 70 estudantes que ocupavam desde a tarde de ontem o prédio da reitoria da Unesp
Icone Camera Foto por FolhaSP
Policiais militares da Tropa de Choque retiraram cerca de 70 estudantes que ocupavam desde a tarde de ontem o prédio da reitoria da Unesp
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.07.2013, 09:16:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Martha Alves, Avener Prado e Fernanda Pereira Neves

SÃO PAULO, SP, 17 de julho (Folhapress) - Policiais militares da Tropa de Choque retiraram na madrugada de hoje cerca de 70 estudantes que ocupavam desde a tarde de ontem o prédio da reitoria da Unesp, na região central de São Paulo.

Os policiais chegaram ao local às 5h25, e vinte minutos depois começaram a retirar os estudantes do prédio. Eles foram acomodados em três micro-ônibus e uma van da PM e levados ao 2º Distrito Policial, no Bom Retiro, no centro.

Quando parte da Tropa de Choque deixava o prédio, os estudantes gritavam palavras de ordem contra a polícia e o governador Geraldo Alckmin: "Vergonha, vergonha do Alckmin".

Na delegacia, enquanto aguardavam para prestar depoimento, os estudantes continuavam gritando palavras de ordem.

A vice-reitora da universidade, a professora Marilza Vieira Cunha Rudge, se reuniu com os alunos durante a noite de ontem para entrar em um acordo para a desocupação do local.

Em nota, os alunos afirmaram que querem "políticas de permanência e assistência estudantil, como restaurante universitário, moradia estudantil e bolsas de auxilio socioeconômicas", além de paridade nas instâncias deliberativas, reajuste e isonomia salarial para funcionários e professores, entre outros.

A reitoria afirmou que houve uma reunião entre estudantes e representantes da universidade no dia 12, onde foi estabelecida a criação da CPE (Coordenadoria de Permanência Estudantil), ações emergenciais em Ourinhos e São Vicente, e a cessão de uma sala para o DCE (Diretório Central dos Estudantes).

No final do mês passado, entre os dias 27 e 28, um grupo de estudantes já havia invadido a reitoria da Unesp. A desocupação ocorreu após reunião dos universitários com a vice-reitora, que se comprometeu a atender reivindicações do grupo.

Outro lado

Em nota, a reitoria da Unesp afirmou estar em processo de negociação com os representantes dos alunos desde o dia 27 de junho, quando o grupo ocupou o prédio e apresentou a pauta de reivindicações.

Segundo a reitoria, foram promovidas diversas reuniões de trabalho para buscar entendimento e "surpreendentemente" o prédio foi novamente invadido por aproximadamente 120 alunos, "alguns mascarados e com atitudes de intimidação em relação a funcionários da administração".

A reitoria também informou que após "intenso diálogo e processo de negociação com os alunos" foram tomadas as medidas judiciais cabíveis para a reintegração de posse do prédio.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Tropa de Choque retira estudantes de prédio da reitoria da Unesp"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!