MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Papa usará viagem para expor 'plano de governo'

O papa Francisco usará a viagem ao Brasil, que começa na segunda-feira, 22, para expor ao mundo o "plano de governo" do pontificado. A ideia é esclarecer e aprofundar o que Francisco defende ser o caráter social do Evangelho numa região confrontada com a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.07.2013, 07:15:01 Editado em 27.04.2020, 20:27:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O papa Francisco usará a viagem ao Brasil, que começa na segunda-feira, 22, para expor ao mundo o "plano de governo" do pontificado. A ideia é esclarecer e aprofundar o que Francisco defende ser o caráter social do Evangelho numa região confrontada com a desigualdade social e num País que, nas últimas semanas, conviveu com manifestações populares.

continua após publicidade

Nos primeiros cem dias de papado, ele deu inúmeros sinais da linha de pensamento. Denunciou a indiferença dos ricos em relação aos pobres, criticou a "tirania do dinheiro" e não poupou de críticas o capitalismo. Já na posse, insistiu que queria uma "Igreja pobre". Na semana passada, alertou para a "globalização da indiferença" ao tratar dos imigrantes irregulares.

Fontes da Secretaria de Estado da Santa Sé que conversaram em condição de anonimato com a reportagem apontaram que Francisco sabe que a visita ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) pode pôr um selo no governo do Vaticano. O papa também tem consciência de que essa marca deve ser estabelecida de forma rápida. Apesar de estar em boas condições de saúde, Francisco indicou a interlocutores que de maneira alguma a administração dele atravessará duas décadas, como a do papa João Paulo II.

continua após publicidade

Por isso, o atual papa não quer perder tempo nem deixar dúvidas do que espera da Igreja e do papel da religião no mundo. De acordo com vaticanistas, o "evangelho social" estará no centro das intervenções de Francisco no Brasil. Há duas semanas, o pontífice romano ensaiou as prioridades: "O corpo de teu irmão está ferido porque está com fome, com sede, porque está nu, humilhado, porque é um escravo, porque está na prisão, no hospital. Essas são as feridas de Jesus hoje."

Francisco dedicará cada uma das intervenções no Brasil para explicar o que pensa que deve ser o papel da Igreja e ressaltar o fato de que as demandas por uma melhor condição de vida são legítimas, numa referência às manifestações não apenas no Brasil, mas em diversos países onde a população se queixa da falta de serviços e de violações aos Direitos Humanos.

Manifestações populares

O Vaticano também está consciente dos protestos programados para ocorrer no Brasil durante a visita do sucessor de São Pedro na chefia da Igreja Católica. Mas, no lugar de confrontá-los, o pedido de Francisco é que as manifestações sejam usadas para chamar atenção para a crise social que o mundo atravessa. As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Papa usará viagem para expor 'plano de governo'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!