MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Casa convida embaixador dos EUA e ministros a depor sobre espionagem

Por Gabriela Guerreiro BRASÍLIA, DF, 9 de julho (Folhapress) - A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou hoje convite para que quatro ministros brasileiros e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, expliquem aos congressist

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.07.2013, 18:19:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Gabriela Guerreiro

BRASÍLIA, DF, 9 de julho (Folhapress) - A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou hoje convite para que quatro ministros brasileiros e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, expliquem aos congressistas ações de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês) no Brasil. A comissão também aprovou moção de apoio para que o governo brasileiro conceda asilo ao ex-técnico da NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA) Edward Snowden.

O técnico revelou ao jornal britânico "The Guardian" o monitoramento de milhões de telefones e de dados de usuários de internet em todo o mundo. O delator norte-americano agora é procurado pela Justiça dos EUA e teve o seu passaporte revogado.

A audiência com os ministros foi marcada para quinta-feira. Foram convidados a falar aos senadores os ministros Antônio Patriota (Relações Exteriores), Celso Amorim (Defesa), Paulo Bernardo (Comunicações) e José Elito (Segurança Institucional), além de Shannon e do jornalista do "The Guardian", Glenn Greenwald --que teria tido acesso às informações sobre a espionagem no Brasil.

A comissão chegou a analisar a convocação aos ministros, e não o convite, o que os obrigaria a comparecer ao Senado. Diante do compromisso firmado por aliados da presidente Dilma Rousseff de que todos vão atender ao chamado dos senadores, o convite foi mantido.

"A situação é tão grave que todos vão vir, diante da gravidade das denúncias", disse o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). "Dou minha palavra de que eles estarão aqui o quanto antes. É de interesse da presidente Dilma Rousseff esclarecer essa questão por estar em desacordo com a violação feita pelo governo dos Estados Unidos", completou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Também foram convidados a falar à comissão os presidentes da Google e do Facebook no Brasil, Fábio Coelho e Alexandre Hohagen --já que há a suspeita de que e-mails e correspondências de brasileiros foram violadas pelo serviço de espionagem dos EUA.

A Comissão de Relações Exteriores ainda aprovou voto de censura aos Estados Unidos pelos atos de espionagem em diversos países, incluindo o Brasil.

Explicações

Os senadores querem explicações do governo brasileiro sobre o caso porque consideram uma "intromissão" dos Estados Unidos a espionagem em solo brasileiro. "Não é uma questão que divide governo ou oposição. O que está sendo colocado em debate é a soberania do Estado brasileiro", disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Segundo o jornal "O Globo", pelo menos até 2002 funcionou em Brasília uma das estações de espionagem nas quais funcionários da NSA e agentes da CIA trabalharam em conjunto. O jornal teve acesso a documentos da NSA que revelam que Brasília fez parte da rede formada por 16 bases da agência dedicadas a um programa de coleta de dados por meio de satélites abrigados em outros países.

O texto de "O Globo" também mostra que existe um conjunto de documentos da NSA, datados de setembro de 2010, cuja leitura pode levar até a conclusão de que escritórios da Embaixada do Brasil em Washington e da missão brasileira nas Nações Unidas, em Nova York, teriam sido alvos da agência em algum momento. O jornal, porém, diz que não foi possível confirmar a informação e nem se esse tipo de prática continua.

Tais documentos da NSA foram vazados por Snowden, que trabalhou para uma prestadora de serviço da agência durante os últimos quatro anos. Em junho, o jornal britânico "The Guardian" publicou reportagens com as primeiras revelações de Snowden sobre o monitoramento de milhões de telefones e de dados de usuários de internet em todo o mundo.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Casa convida embaixador dos EUA e ministros a depor sobre espionagem"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!