MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

O diário de um combatente de 1932

"A plataforma é pequena para conter o povo que dá votos de felicidade num entusiasmo delirante". É com essa impressão que Aurelio Stievani parte para o combate contra as tropas federais em 14 de julho de 1932 e também abre o diário da Revolução Constituci

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.07.2013, 08:18:01 Editado em 27.04.2020, 20:27:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

"A plataforma é pequena para conter o povo que dá votos de felicidade num entusiasmo delirante". É com essa impressão que Aurelio Stievani parte para o combate contra as tropas federais em 14 de julho de 1932 e também abre o diário da Revolução Constitucionalista que escreveu no calor dos fatos. Com quatro volumes e 131 páginas, o relato de Stievani é rico em sentimentos que revelam a mobilização dos civis que São Paulo vivenciou naqueles quase três meses de conflito. "A guerra tem seu lado bom. É essa camaradagem, fraternidade que floresce entre todos aqueles que se batem por uma causa justa", concluiu o voluntário que lutou no 2.º pelotão da 2.ª companhia do Batalhão Universitário Paulista 14 de Julho.

continua após publicidade

Aurelio Stievani tinha 24 anos e era aluno da Politécnica quando se alistou. Formou-se engenheiro civil no ano seguinte do conflito. O batalhão, formado por universitários, viria a ser chamado de 14 de julho, em referência ao dia em que partiu de São Paulo para Itararé, na fronteira com o Paraná. O batalhão universitário era um entre as dezenas que se formaram espontaneamente logo depois de 9 de julho quando as forças paulistas lideradas pelo general Isidoro Lopes tomaram o Estado e iniciaram a marcha para o Rio.

O diário relata 37 dias em que Stievani esteve em ação no setor sul. No total, foram 41. Os últimos quatro relatam seus dias no hospital, para onde foi depois de ter apanhado uma forte gripe - "tenho todos os membros entorpecidos", escreveu da trincheira em Bury, um pouco antes de subir num caminhão e partir para o hospital.

continua após publicidade

O diário, só agora revelado, ficou com Stievani até sua morte, em 1982. Após a morte, os pertences de Stievani, no meio deles o diário, foram entregues ao seu primo, Tito Nalon. Mas foi só seu filho, Renzo Nalon, quem o descobriu em meio a diversos documentos. Depois de quase 80 anos desconhecido, o entregou à sobrinha de Stievani, Terezinha Olcese Smith. Agora Terezinha, que mora nos EUA, espera entregá-lo aos filhos de Stievani. Confira abaixo alguns trechos - outros relatos estão no site do Estadão Acervo.

17 de julho- "O 3º Pelotão da 3ª Cia. recebe ordem para seguir para trincheira. Enchem-nos de inveja"

18 de julho- A artilharia inimiga "procura nos localizar". "Ordem de destravar as armas. Silêncio. Atenção. Alça de mira a 1.200 metros posição 1/8 a direita! Fogo! E o nosso pelotão, firme e atento despejou bala. Foi linda a nossa fuzilaria"

continua após publicidade

22 de julho- Chega ordem de retirada para Itapetininga, "cena idêntica à de Itararé (...) o inimigo foi visto"

31 de julho- "Comprei um fuzil e dei o nome de Boi-tá-tá. E que carinho a gente cria com um fuzil novo"

17 de agosto- "Iniciou-se novamente o tiroteio e esta vez eles localizaram a trincheira e atiram fortemente". As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "O diário de um combatente de 1932"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!