MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Brasil apoia 'atividade nuclear pacífica' do Irã, diz Amorim

O Brasil, que ocupa uma cadeira não permanente no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), reiterou nesta segunda-feira, 26, seu apoio à busca do Irã por energia nuclear "pacífica". "O que queremos para o povo brasileiro é o q

Da Redação

·
 Celso Amorim visita Teerã em meio a pressão internacional
Icone Camera Foto por AP /Agência Estado
Celso Amorim visita Teerã em meio a pressão internacional
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.04.2010, 13:12:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Brasil, que ocupa uma cadeira não permanente no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), reiterou nesta segunda-feira, 26, seu apoio à busca do Irã por energia nuclear "pacífica". "O que queremos para o povo brasileiro é o que queremos para o povo iraniano, que é a expansão das atividades nucleares pacíficas", afirmou o chanceler brasileiro, Celso Amorim, em visita a Teerã.

continua após publicidade

Amorim deu as declarações em conversa com o principal negociador nuclear iraniano, Saeed Jalili, informou um site da televisão estatal. Enquanto isso, potências lideradas pelos Estados Unidos pressionam internacionalmente por uma nova rodada de sanções no CS contra o Irã.

A reportagem diz que Amorim também afirmou a Jalili que o Brasil, como um dos 15 integrantes do CS, apoia os direitos nucleares do Irã e também sua participação ativa nas relações internacionais. De acordo com a imprensa estatal, Jalili disse que a política do Brasil de defender as nações que buscam energia nuclear para fins pacíficos ajuda a fortalecer a cooperação entre os dois países.

continua após publicidade

Em sua viagem, Amorim também realiza preparativos para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Irã, marcada para o mês que vem. O chanceler brasileiro chegou a Teerã hoje, tendo na agenda conversas com altos funcionários locais sobre o controverso programa nuclear iraniano. O ministro das Relações Exteriores brasileiro deve se encontrar também com o presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Pressão

A visita ocorre em um momento de pressão das potências internacionais por mais sanções ao Irã. O país já sofreu três rodadas de sanções no CS da ONU por se recusar a interromper seu programa de enriquecimento de urânio. Teerã alega ter somente fins pacíficos. Entretanto, países como EUA e França suspeitam que o regime iraniano busque fabricar secretamente uma bomba nuclear.

O Brasil ainda não se posicionou publicamente sobre uma possível resolução com sanções ao Irã, mas tem defendido mais negociações no caso. Outras nações com assentos rotativos no CS, como Turquia e Líbano, também têm defendido o direito de o país utilizar a energia nuclear com fins pacíficos. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Brasil apoia 'atividade nuclear pacífica' do Irã, diz Amorim"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!