Geral

Sobe a 11 o número de mortos por passagem de tornado nos EUA

Da Redação ·
O tornado deixou 10 vítimas no estado do Mississipi
fonte: AP/no G1
O tornado deixou 10 vítimas no estado do Mississipi

Uma grande operação de limpeza teve início nesta segunda-feira após a passagem de um tornado que provocou destruição no sul dos Estados Unidos, matando ao menos 11 pessoas – 10 delas no estado do Mississipi – e deixando um rastro de devastação em outros estados, como Alabama e Louisiana, segundo a rede americana CNN.

continua após publicidade

As mortes incluem três crianças, entre elas um bebê de apenas três meses. Centenas de casas foram completamente destruídas pelos fortes ventos. O número de feridos ainda é incerto: dezenas, segundo as autoridades.

As severas condições climáticas na região propiciaram o aparecimento dos tornados, que danificaram construções por onde passaram, cortando linhas de comunicação.

continua após publicidade

O porta-voz do governo do Mississippi, Dan Turner, disse, por sua vez, que a tormenta causou "alguns danos menores", mas confirmou a destruição de 30 casas só no condado de Warren.

O governador do Mississippi, Haley Barbour, declarou estado de emergência em 17 condados devastados por tempestades e tornados, e pediu à Guarda Nacional que ajude os funcionários locais a responderem à situação.

Também foram enviados à área afetada funcionários da Cruz Vermelha americana.

"Os efeitos destas tempestades deixaram muitos moradores de Mississippi com seus negócios destruídos e sem casa", disse Barbour em um comunicado.