MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Desmond Tutu pede a Obama que seja 'líder da paz'

O arcebispo aposentado Desmond Tutu saudou o presidente Barack Obama com um "bem-vindo à casa", continente onde o pai do presidente nasceu, e pediu a Obama que seja um líder da paz, especialmente no Oriente Médio, o que deixaria todos os africanos orgulho

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.06.2013, 18:09:02 Editado em 27.04.2020, 20:28:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O arcebispo aposentado Desmond Tutu saudou o presidente Barack Obama com um "bem-vindo à casa", continente onde o pai do presidente nasceu, e pediu a Obama que seja um líder da paz, especialmente no Oriente Médio, o que deixaria todos os africanos orgulhosos.

continua após publicidade

Obama visitou a Fundação HIV de Desmond Tutu, um programa complementar de escolar em uma comunidade onde muitos jovens foram infectados com Aids. Obama elogiou Desmond, também prêmio Nobel da Paz, que ajudou a colocar fim no apartheid na África do Sul, "como um lutador inflexível pela justiça e dignidade humana".

Desmond então falou da reeleição de Obama como primeiro presidente americano-africano. "Você não sabe o que fez por nossa psique, você venceu e nós vencemos."

continua após publicidade

"Seu sucesso é nosso sucesso. Seu fracasso, goste ou não, é nosso fracasso", acrescentou o arcebispo. "Queremos que você seja conhecido por ter trazido a paz para o mundo, especialmente por ter colocado fim na angustia em todo o Oriente Médio", afirmou Tutu.

"Rezamos para que você seja conhecido por ter levado a paz para todos os lugares onde existe discórdia. Por trazido paz e não a necessidade de um centro de detenção na Baia de Guantánamo", em Cuba, onde estão presos dezenas de suspeitos de terrorismo pelos EUA.

Na visita diplomática cheia de formalidade, o arcebispo anglicano de 81 anos falou lentamente e com tanta emoção que muitos que trabalham no centro ou na Casa Branca choraram. "Temos orgulho de você. Você pertence a nós", concluiu Desmond.

Obama deve ter apreciado essas palavras no momento em que vem sendo muito criticado em casa. O presidente dos EUA se levantou e abraçou Desmond com o click das câmeras como único som de pano de fundo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Desmond Tutu pede a Obama que seja 'líder da paz'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!