MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Morador diz que reintegração em SP teve bala de borracha

Uma reintegração de posse na zona leste de São Paulo terminou nesta quinta-feira em confrontos entre policiais e moradores, que resistiram à ação da Polícia Militar (PM) e se queixaram do uso de balas de borracha, além de bombas de efeito moral. De acordo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.06.2013, 08:33:01 Editado em 27.04.2020, 20:28:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma reintegração de posse na zona leste de São Paulo terminou nesta quinta-feira em confrontos entre policiais e moradores, que resistiram à ação da Polícia Militar (PM) e se queixaram do uso de balas de borracha, além de bombas de efeito moral. De acordo com o comando da operação, para demolir as casas num terreno de 77 mil metros quadrados no Parque São Rafael, em São Mateus, não foi permitido o disparo desse tipo de munição.

continua após publicidade

As balas de borracha foram proibidas em protestos pacíficos pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), após as manifestações das últimas semanas. Num dos lotes, a Força Tática da PM, que começou a ação às 5 horas, foi recebida com pedradas e lançou uma série de bombas de gás lacrimogêneo até dispersar o grupo. Os moradores alegam que foram agredidos injustamente porque os agitadores não faziam parte da vizinhança que residia no local. Para impedir a entrada dos soldados, eles montaram barricadas com pedaços de madeira e pneus em chamas.

Segundo o major Luiz Roberto Miranda Júnior, houve apenas dois feridos: um PM atingido por uma pedra no pescoço e o fotógrafo da agência de notícias Associated Press (AP) Nelson Antoini, que foi levado a hospital com um corte na orelha. De acordo com Antoini, um estilhaço de uma bomba de efeito moral provocou a lesão.

continua após publicidade

Os moradores, no entanto, afirmam ter sido atingidos por balas de borracha e gás lacrimogêneo dentro das suas casas. "Realmente, apareceu morador com uma ou três balas de borrachas na mão. Pode ser que algum policial sem ordem deu um tiro para cima e alguém pegou. Quase todo final de semana tem baile funk, vem pelotão policial e tem tiro de borracha a rodo", disse o Miranda Júnior. Ele afirmou que será apurado se houve excesso da polícia.

Famílias

A decisão para desocupar área foi dada em fevereiro, mas só agora foi cumprida. O defensor público Rafael Lima disse que a Justiça recusou a entrada dele como representante de todos os moradores, mas atua em nome de pelo menos seis deles. Ele calcula que havia 150 famílias com 450 pessoas - para PM, havia 70 famílias. As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Morador diz que reintegração em SP teve bala de borracha"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!