MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Governo anuncia passe livre estudantil a partir de agosto

Por Felipe Bächtold PORTO ALEGRE, RS, 27 de junho (Folhapress) - O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), anunciou hoje que os estudantes terão passe livre em quatro macrorregiões do Estado a partir de agosto. As áreas beneficiadas serão:

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.06.2013, 19:32:00 Editado em 27.04.2020, 20:28:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Felipe Bächtold

PORTO ALEGRE, RS, 27 de junho (Folhapress) - O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), anunciou hoje que os estudantes terão passe livre em quatro macrorregiões do Estado a partir de agosto.

As áreas beneficiadas serão: a região metropolitana de Porto Alegre, a aglomeração urbana do Litoral Norte, a aglomeração urbana Sul (Eixo Pelotas/Rio Grande) e a aglomeração urbana Nordeste (Eixo Caxias/Bento).

A medida vale para os ônibus intermunicipais e terá um custo estimado de R$ 10 milhões por ano. Segundo o governador, o Estado vai remanejar despesas de outras áreas para bancar a iniciativa. Ele não descarta, porém, que os valores sejam "jogados para a tarifa e socializados pela população".

Tarso também afirmou que o preço da tarifa intermunicipal dessas regiões está congelado. Hoje, o custo da passagem entre Porto Alegre e Canoas, a maior cidade vizinha, é de R$ 3,30.

O anúncio do governador foi feito em um encontro com ativistas e movimentos sociais. O petista disse que a medida "não é uma benesse", mas uma "vitória" da mobilização que tomou as ruas do país neste mês.

"Vai sair caro para o Estado, mas é importante porque dá conforto para aquelas pessoas que estavam na rua lutando e que estão obtendo aqui uma vitória concreta."

O passe livre é uma bandeira tradicional dos grupos que iniciaram os protestos pelo país, originalmente voltados à redução da tarifa. Porto Alegre foi a primeira grande cidade do país a ter manifestações sobre o tema neste ano, ainda em março. Em abril, a Justiça local determinou a redução da passagem.

No anúncio de hoje, Tarso atendeu outra reivindicação desses movimentos e afirmou que vai abrir a "planilha" dos transportes da região metropolitana. A medida, diz ele, servirá para detectar "gorduras" nos custos do sistema.

O governador já havia sinalizado que adotaria o passe livre na última sexta-feira, quando defendeu estudos sobre o assunto e afirmou que gostaria de ser um "porta-voz" da causa no país.

A reportagem procurou a Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros do Estado, que informou que por enquanto não irá se manifestar.

O Rio Grande do Sul é o segundo Estado a anunciar a isenção da tarifa nesta semana, após o recrudescimento das manifestações de rua. O governo de Goiás decidiu dar passe livre a estudantes da região metropolitana de Goiânia que estejam cadastrados em programas sociais.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Governo anuncia passe livre estudantil a partir de agosto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!