MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Após chuvas, nove cidades decretam situação de emergência no Estado

CURITIBA, PR, 27 de junho (Folhapress) - Nove municípios do Paraná decretaram situação de emergência hoje após fortes chuvas que deixaram dois mortos e provocaram danos em 68 cidades do Estado. Na última semana, choveu em sete dias mais do que a média

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.06.2013, 16:58:00 Editado em 27.04.2020, 20:28:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





CURITIBA, PR, 27 de junho (Folhapress) - Nove municípios do Paraná decretaram situação de emergência hoje após fortes chuvas que deixaram dois mortos e provocaram danos em 68 cidades do Estado.

Na última semana, choveu em sete dias mais do que a média histórica do mês para alguns municípios, especialmente nas regiões oeste, sul e leste do Paraná.

Em Curitiba, por exemplo, foi registrado o dobro da chuva prevista para todo o mês em apenas sete dias: foram 234 mm entre os dias 19 e 25. A média histórica do mês de junho é de 116 mm.

Já nas regiões central e oeste do Estado, como em Cândido de Abreu e Quedas do Iguaçu, choveu em sete dias quase três vezes mais que a média mensal.

Houve inundações, enxurradas e, em algumas cidades, deslizamentos de terra, como em Laranjeiras do Sul (a 360 km de Curitiba), onde uma mulher e uma criança morreram soterradas em casa, na última quinta-feira.

Mesmo no norte do Estado, onde as chuvas não foram tão intensas, há risco de inundações com a cheia dos rios que cortam à região.

Em Cianorte, por exemplo, o rio Ivaí invadiu a PR-323 na tarde de ontem, deixando a rodovia completamente interditada desde então. Motoristas estão utilizando estradas alternativas, e há preocupação com comunidades ribeirinhas, que estão sendo monitoradas pela Defesa Civil.

No início da tarde de hoje ainda havia 1.550 pessoas desabrigadas e desalojadas no Estado. Cerca de 7.000 casas foram danificadas.

Estão em situação de emergência os municípios de Bituruna, Imbituva, Irati, Teixeira Soares, Dois Vizinhos, Itapejara do Oeste, São João, Sulina e Santa Tereza do Oeste, nas regiões sul, oeste e sudoeste do Paraná.

Em Irati, uma das cidades atingidas, ainda faltava energia e água em algumas comunidades hoje.

A previsão é que a chuva diminua entre hoje e amanhã, mas volte a se intensificar a partir de sábado.

"Hoje, a tendência é de chuvisco, mas sábado volta a chover de forma significativa. Isso ainda gera preocupação", diz o meteorologista Samuel Braun, do Simepar (serviço meteorológico do Paraná).

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Após chuvas, nove cidades decretam situação de emergência no Estado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!