MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Pichador do Cristo vai responder por dois crimes

Um dos pichadores da estátua do Cristo Redentor, o pintor de paredes Paulo Souza dos Santos, de 28 anos, foi indiciado nesta quinta-feira, 22, por crime ambiental e injúria por preconceito, mas vai responder ao inquérito em liberdade. Santos se apresen

Da Redação

·
 Paulo Souza dos Santos, de 28 anos, foi indiciado nesta quinta-feira, 22
Icone Camera Foto por Fábio Mota -AE
Paulo Souza dos Santos, de 28 anos, foi indiciado nesta quinta-feira, 22
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.04.2010, 07:12:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um dos pichadores da estátua do Cristo Redentor, o pintor de paredes Paulo Souza dos Santos, de 28 anos, foi indiciado nesta quinta-feira, 22, por crime ambiental e injúria por preconceito, mas vai responder ao inquérito em liberdade. Santos se apresentou nesta manhã à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), na zona norte do Rio, onde prestou depoimento por cerca de três horas. O pintor reafirmou que quis fazer apenas um protesto para lembrar pessoas desaparecidas e pediu desculpas à população.

continua após publicidade

"Não imaginei que o caso causaria essa repercussão toda. A minha ideia era só fazer um protesto. Sou católico e não tenho preconceito com outras religiões", afirmou Santos, ao lado do pastor Marcos Pereira, da igreja evangélica Assembleia de Deus dos Últimos Dias (Adud), que articulou a apresentação do pintor à polícia. "Peço perdão a toda a população do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo."

continua após publicidade

Apesar da declaração do pichador de que não teve a intenção de desrespeitar a imagem do Cristo Redentor, a delegada-titular da DPMA, Juliana Emerique, informou que o crime de injúria também fará parte do inquérito. "Ele alegou que realmente não foi nenhum ato discriminatório a qualquer tipo de religião, mas vai responder pelos dois delitos", disse.

A pena para o crime de injúria por discriminação é de um a três anos de reclusão e multa. Para pichação em monumento tombado, que caracteriza crime ambiental, a pena é de seis meses a um ano de prisão, além de multa.

A delegada acredita, no entanto, que Santos deve prestar serviços comunitários pelo segundo delito. "Estamos diante de crimes cometidos sem violência ou grave ameaça, então podemos ter a substituição dessa pena por uma prestação de serviços, que pode ser até a limpeza de outras pichações."

continua após publicidade

Santos foi identificado por investigadores da DPMA e da 9ª DP (Catete) pela assinatura "Aids", feita ao lado das frases de protesto pichadas na estátua do Cristo no dia 14. A polícia espera ouvir, na segunda-feira, o depoimento de outro pichador, Edmar Batista de Carvalho, amigo de Santos e identificado pela assinatura "Zabo". Ele também teria entrado em contato com o pastor Marcos Pereira para se apresentar espontaneamente.

A delegada descartou o indiciamento dos pichadores por formação de quadrilha, mas afirmou que vai apurar a participação dos dois em grupos que danificaram túmulos e outros monumentos. "Temos um inquérito em relação a grupos de pichadores em outras circunstâncias. Foi detectado que túmulos também tinham essa escritura Aids', mas ele (Santos) alega que outras pessoas podem pichar com a mesma assinatura", explicou Emerique.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Pichador do Cristo vai responder por dois crimes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!