MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Papa diz não estar só diante dos problemas

O papa Bento 16 afirmou nesta segunda-feira, durante um almoço de comemoração do quinto aniversário de seu pontificado, que conta com o apoio de todos os cardeais neste momento em que a Igreja enfrenta uma série de alegações de casos de abuso sexual de

Da Redação

·
 Papa Bento 16
Icone Camera Foto por Arquivo
Papa Bento 16
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.04.2010, 01:43:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O papa Bento 16 afirmou nesta segunda-feira, durante um almoço de comemoração do quinto aniversário de seu pontificado, que conta com o apoio de todos os cardeais neste momento em que a Igreja enfrenta uma série de alegações de casos de abuso sexual de crianças cometidos por sacerdotes.

continua após publicidade

Em um pronunciamento, o pontífice citou a crise e comentou os "pecados da Igreja", mas não fez menção direta aos casos de abusos sexual.

Bento 16 afirmou que a Igreja "ferida e pecadora experimenta ainda mais a consolação de Deus", citando uma expressão usada durante o Concílio Vaticano 2º e atribuída a Santo Agostinho.

continua após publicidade

O Vaticano não divulgou o texto na íntegra do discurso realizado por Bento 16 durante a comemoração no Vaticano, que contou com a presença de 49 cardeais.

Entretanto, de acordo com o jornal oficial da Santa Sé, o "L'Osservatore Romano", o pontífice disse que "neste momento sente fortemente que não está sozinho, mas que tem a seu lado todos os cardeais e com eles divide atribulações e consolações".

"Na Igreja, existem dois princípios: um pessoal e outro de comunhão. O papa tem uma responsabilidade pessoal, mas é circundado pelo Colégio Cardinalício, que é a sua companhia permanente, que o ajuda em seu trabalho. É esta proximidade especial que o pontífice sente neste momento", afirmou Bento 16.

continua após publicidade

Crise

O almoço com os cardeais foi o único compromisso do papa no dia do aniversário de seu pontificado.

Cansado após voltar de uma viagem a Malta, neste final de semana, onde teve um encontro com algumas vítimas de abusos sexuais cometidos por sacerdotes, Bento 16 manteve a agenda livre nesta segunda-feira.

continua após publicidade

O aniversário do pontificado de Bento 16 acontece em meio a uma crise na Igreja Católica causada pelas recentes revelações de abusos sexuais.

Bento 16 está sendo especialmente criticado pelas ações que tomou enquanto ainda era o cardeal Joseph Ratzinger.

Recentemente, a imprensa internacional publicou documentos que mostrariam que ele teria ignorado denúncias contra um religioso que molestou 200 jovens e ainda teria resistido à ideia de destituir das funções sacerdotais outro padre também acusado de abuso.

O Vaticano tem tentado minimizar a crise, acusando a imprensa de exagerar o problema.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Papa diz não estar só diante dos problemas "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!