Geral

Índios ocupam escritório da Funai em Paranaguá

Da Redação ·
Cerca de 40 índios ocuparam o escritório da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Paranaguá, no litoral do Paraná
fonte: Gazeta do Povo
Cerca de 40 índios ocuparam o escritório da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Paranaguá, no litoral do Paraná

Cerca de 40 índios ocuparam o escritório da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Paranaguá, no litoral do Paraná, na tarde de ontem, em protesto pela falta de recursos do órgão.

grupo ocupou o prédio e promete interromper os trabalhos administrativos até que o chefe do Núcleo da Funai, Getúlio Gomes da Silva seja substituído. “Não aceitamos mais ser mal tratados pela Funai, que deveria cuidar dos índios. E não queremos mais ser atendidos por pessoas que não são comprometidas com a nossa causa”, disse o cacique Verá Tupã, da aldeia de Guaraqueçaba.

continua após publicidade
confira também


Escritórios

Ddocumento com a reivindicação dos indígenas paranaenses será enviado à sede da Funai em Chapecó, em Santa Catarina, porque desde 2009, com a assinatura do Decreto 7056, não há mais administração direta da Funai no Paraná.

Os índios reclamam que a Funai em Paranaguá não leva alimentos para as cinco aldeias da região há mais de três meses. “Nossas crianças estão passando fome na aldeia. Os menores não tomam leite há muito tempo”, disse o cacique Verá Popyguá, de Antonina.



As informações são da Gazeta do Povo