MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Apenas 30% do tráfego aéreo devem operar nesta segunda

A agência de controle aéreo da Europa, a Eurocontrol, informou que prevê o cancelamento de 70% dos voos previstos para esta segunda-feira, 19, quinto dia consecutivo de caos nos aeroportos que o continente vive. A paralisação das atividades aéreas se d

Da Redação

·
 Cerca de 63 mil voos haviam sido cancelados
Icone Camera Foto por Reuters
Cerca de 63 mil voos haviam sido cancelados
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.04.2010, 14:47:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A agência de controle aéreo da Europa, a Eurocontrol, informou que prevê o cancelamento de 70% dos voos previstos para esta segunda-feira, 19, quinto dia consecutivo de caos nos aeroportos que o continente vive. A paralisação das atividades aéreas se dá por conta da nuvem de cinzas expelida por um vulcão no sul da Islândia que prejudica a visibilidade e a segurança das aeronaves que sobrevoam o espaço aéreo europeu.

continua após publicidade

Segundo a Eurocontrol, apenas 8 mil ou 9 mil voos de cerca de 28 mil previstos devem operar nesta segunda. Até esta segunda, cerca de 63 mil voos haviam sido cancelados desde quinta-feira, e a estimativa era que de que 6,8 milhões de passageiros já haviam sido afetados desde então. A previsão da União Europeia para esta segunda-feira era de que 50% dos voos estariam operando normalmente.

Segundo o chefe de comunicações do Conselho Internacional de Aeroportos da Europa (ACI, na sigla em inglês), citado pelo jornal espanhol El País, há pelo menos 17 mil passageiros presos nos aeroportos europeus. "Há mais de mil viajantes sem ter onde ir em cada um dos dez principais aeroportos e cerca de 700 em outros dez locais de tamanho médio", disse Robert O'Meara.

continua após publicidade

O funcionário da Eurocontrol, porém, admite que a situação é ainda pior se considerados todos os mais de 6 milhões afetados pela crise aérea. "Alguns estão presos nos aeroportos, mas há quem esteja em hotéis e outros lugares. Todas essas pessoas têm algo em comum - foram impedidas de chegar aonde queriam", completou O'Meara.

A Associação Internacional de Trasporte Aéreo (IATA) culpa as autoridades pelo caos nos aeroportos do continente. "Isso é um vexame europeu, e é uma bagunça europeia", disse Giovanni Bisignani, diretor-geral do órgão. "A decisão que a Europa tomou foi sem uma avaliação de risco, sem consulta, sem coordenação, sem liderança", completou. Segundo a IATA, estima-se que a paralisação das atividades aéreas custem US$ 250 milhões por dia às companhias.

No domingo, aproximadamente 80% dos voos foram cancelados na Europa, registrando o pior dia da atual crise aérea. Alguns aeroportos menores, porém, retomaram suas atividades. Sérvia, Montenegro e Eslovênia abriram à meia-noite local espaço aéreo, que ficou fechado durante o sábado. A Autoridade Finlandesa de Aviação Civil (Finavia) decidiu abrir temporariamente o espaço aéreo no sul do país, fechado totalmente desde a sexta-feira passada.

continua após publicidade

A República Tcheca também abriu totalmente seu espaço aéreo ao meio-dia local (7 horas em Brasília), que permaneceu fechado desde a sexta-feira. A Hungria também abriu totalmente seu espaço aéreo nesta segunda, de acordo com o site de tráfego aéreo húngaro Control.

Permanecem com o espaço aéreo fechado Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Letônia, Luxemburgo, Holanda, Polônia, Eslováquia, Suécia, Suíça e Reino Unido.

As regiões norte da Itália e da Noruega também têm restrições, mas operam alguns voos. Aeroportos de Grécia, Portugal, Rússia, Turquia, Ucrânia e Espanha operam normalmente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Apenas 30% do tráfego aéreo devem operar nesta segunda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!