MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Soldado vai declarar culpa por massacre no Afeganistão

Um sargento do exército norte-americano acusado de assassinar 16 moradores de um vilarejo afegão em uma das maiores atrocidades da guerra no Afeganistão concordou em se declarar culpado pelo massacre em troca de evitar a pena de morte, segundo declarou se

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.05.2013, 19:27:02 Editado em 27.04.2020, 20:29:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um sargento do exército norte-americano acusado de assassinar 16 moradores de um vilarejo afegão em uma das maiores atrocidades da guerra no Afeganistão concordou em se declarar culpado pelo massacre em troca de evitar a pena de morte, segundo declarou seu advogado nesta quarta-feira à Associated Press.

continua após publicidade

O sargento Robert Bales vai se declarar culpado das acusações de assassinado premeditado em 5 de junho, quando comparecer diante de um tribunal militar na base de Lewis-McChord, no sul de Seattle, disse hoje o advogado John Henry Browne.

A fase de audiências, marcada para setembro, vai determinar se ele será condenado a prisão perpétua, sem a possibilidade de liberdade condicional. Um juiz e o comandante-geral deverão aprovar a possibilidade de recurso.

continua após publicidade

A maioria das vítimas do massacre era mulheres e crianças, cujos corpos foram empilhados e queimados. Os assassinatos causaram uma onda de protestos nos Estados Unidos, o que resultou na suspensão dos combates no Afeganistão três semanas antes de os investigadores chegarem à cena do crime.

Bales servia pela quarta vez em uma área de combate quando perpetrou o massacre, e as alegações contra ele levantaram questionamentos acerca do efeito de múltiplos deslocamentos a zonas de guerra sobre os soldados. Por essa razão, juristas acreditam que Bales dificilmente receberá a pena de morte. A justiça militar não realiza uma execução desde 1961.

Em contrapartida, um acordo pode aumentar as tensões no Afeganistão. Em entrevista à Associated Press na cidade de Kandahar, em abril, parentes das vítimas mostraram revolta à ideia de que Bales poderá escapar da pena de morte e prometem vingança.

continua após publicidade

"Só por isso, poderíamos matar cem soldados norte-americanos", afirmou Mohammed Wazir, que teve 11 membros da família mortos naquela noite, incluindo a mãe e uma filha de dois anos.

"Prisão perpétua não significa coisa alguma", argumentou Said Jan, que perdeu a esposa e três outros familiares durante do massacre. "Sei que agora não tenho poder. Mas vou me fortalecer, e se ele não for para forca, eu terei minha vingança", ameaçou. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Soldado vai declarar culpa por massacre no Afeganistão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!