Geral

Pesquisa global aponta melhoria da imagem dos EUA

Da Redação ·

Uma pesquisa encomendada pelo Serviço Mundial da BBC indica que a imagem dos Estados Unidos nos outros países melhorou e que a do Irã piorou.

continua após publicidade

A enquete, conduzida pela GlobeScan/PIPA, ouviu 29.997 entrevistados em 28 países durante novembro de 2009 e fevereiro de 2010, ou seja, período que marcou o primeiro aniversário da chegada de Barack Obama à Presidência dos Estados.

Esta foi a primeira vez desde que a BBC começou a monitorar a percepção da imagem de determinados países, em 2005, que a imagem dos Estados Unidos no mundo é considerada, em média, mais como positiva do que negativa.

continua após publicidade

Na pesquisa, os entrevistados foram perguntados como avaliam a influência de 17 países do mundo, entre eles o Brasil.

Os resultados revelaram que os Estados Unidos são vistos de modo positivo em 20 dos 28 países pesquisados, com média de 46% dos entrevistados afirmando que veem o país mais como uma influência positiva no mundo, contra 34% dos que o veem mais como influência negativa.

Em comparação com o ano anterior, a visão positiva melhorou quatro pontos percentuais. Já a “rejeição” à influência americana caiu nove pontos percentuais.

continua após publicidade

Apesar de não ser o país visto mais favoravelmente pelos entrevistados, os Estados Unidos ultrapassaram a China, cuja influência é classificada como positiva em 15 países e por 41% dos entrevistados, em média.

A imagem do Brasil é vista como positiva por 41% dos entrevistados.