MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Plano Nacional de Educação é aprovado em comissão do Senado

BRASÍLIA, DF, 28 de maio (Folhapress) - O projeto de lei que cria o PNE (Plano Nacional de Educação), em tramitação no Congresso desde o final de 2010, foi aprovado hoje na comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O texto ainda passará por outras dua

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.05.2013, 15:45:00 Editado em 27.04.2020, 20:29:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





BRASÍLIA, DF, 28 de maio (Folhapress) - O projeto de lei que cria o PNE (Plano Nacional de Educação), em tramitação no Congresso desde o final de 2010, foi aprovado hoje na comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

O texto ainda passará por outras duas comissões --CCJ (Constituição e Justiça) e Educação, Cultura e Esporte-- antes de ser levado ao plenário da Casa. O relator da matéria, senador José Pimentel (PT-CE), manteve a destinação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para "investimento público em educação".

O texto original, elaborado pelo Executivo, previa uma reserva de 7%, percentual que foi aumentado ainda durante o debate na Câmara dos Deputados. O senador alterou, no entanto, trecho em que se afirmava que esse seria "investimento público em educação pública" - ao retirar a última palavra torna-se possível incluir no cálculo, por exemplo, a isenção de tributos dada pelo governo às instituições privadas que aderem ao ProUni (Universidade para Todos).

O senador ainda incluiu no texto a fonte de recursos para o cumprimento da meta 20, que trata da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para educação.

De acordo com artigo do projeto, serão destinados para o setor "as receitas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, provenientes dos royalties e da participação especial relativas aos contratos celebrados a partir de 3 de dezembro de 2012, sob os regimes de concessão e de partilha de produção".

Além disso, irão para educação 50% dos recursos do fundo social. O texto segue os moldes de projeto de lei encaminhado pelo Executivo ao Congresso no final de abril.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Plano Nacional de Educação é aprovado em comissão do Senado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!