MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Tiros atrasam corrida pela paz em favela do Rio

Um tiroteio entre traficantes, segundo a polícia, às 7h30 do domingo, 26, nos vizinhos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio, assustou moradores e atrasou o início do Desafio da Paz, uma corrida anual promovida desde 2011 pela ONG AfroRegga

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.05.2013, 08:12:01 Editado em 27.04.2020, 20:29:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um tiroteio entre traficantes, segundo a polícia, às 7h30 do domingo, 26, nos vizinhos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio, assustou moradores e atrasou o início do Desafio da Paz, uma corrida anual promovida desde 2011 pela ONG AfroReggae. Não houve feridos, mas dezenas de pessoas que se preparavam para a corrida se esconderam, com medo, e algumas desistiram da prova. Marcada para as 8h, a disputa só começou às 9h.

continua após publicidade

Ocupado por forças de segurança desde novembro de 2010, o Complexo do Alemão era o principal reduto da facção criminosa Comando Vermelho. Embora hoje disponha de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), a região ainda abriga traficantes ligados ao grupo.

O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, participou da corrida, que teve 2 mil inscritos. O percurso, de 5 km, é semelhante àquele percorrido por criminosos filmados em fuga durante uma operação policial promovida em 2010.

continua após publicidade

Segundo o coordenador das UPPs, coronel Paulo Henrique de Moraes, houve tiros no Alto da Pedreira, no Complexo do Alemão, e na Vila Cruzeiro, na Penha, em um trecho conhecido como Treze, onde um contêiner da UPP foi metralhado. Segundo o coronel, os disparos partiram de traficantes e não houve confronto.

Logo após o tiroteio, PMs vasculharam a área, mas ninguém foi preso. O início da corrida foi autorizado após essa vistoria da polícia. "O que aconteceu foi uma ação que infelizmente é irresponsável e criminosa. É óbvio que foi uma facção, que, mesmo enfraquecida, acha que com atos assim pode afastar a polícia e o Estado, mas nós não sairemos", declarou Beltrame. "Existe toda uma questão simbólica por trás dessa corrida; o que importa é que a prova foi disputada", afirmou o coordenador do AfroReggae, José Junior.

A última semana foi tensa no Alemão. Na quinta-feira, 23, o comércio, 14 escolas e 7 creches não funcionaram por ordem de traficantes. Mais de 11 mil alunos ficaram sem aulas. As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Tiros atrasam corrida pela paz em favela do Rio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!