MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Jovem de 25 anos é o 1º usuário de crack a ser internado compulsoriamente no Estado

SÃO PAULO, SP, 24 de maio (Folhapress) - O governo de São Paulo fez ontem a primeira internação compulsória de usuário de drogas desde que foi montado o plantão jurídico do Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), para esse fim,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.05.2013, 16:59:00 Editado em 27.04.2020, 20:29:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 24 de maio (Folhapress) - O governo de São Paulo fez ontem a primeira internação compulsória de usuário de drogas desde que foi montado o plantão jurídico do Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), para esse fim, em 21 de janeiro deste ano.

O usuário de 25 anos morava na rua havia 15 anos e foi acolhido na região da Luz, no centro da capital paulista. Ele passou por avaliação médica e, segundo a secretaria de Saúde, apresentava sinais de intoxicação por diversas drogas e também foi diagnosticado com retardo mental.

O jovem afirmou durante a avaliação que não sabe onde está sua família e que usava crack, álcool, solvente e cocaína diariamente, o que o tornava um risco a si e a outros. Com isso, a Justiça decidiu pela internação compulsória e o encaminhou para tratamento no Hospital Lacan, em São Bernardo do Campo, na Grande SP.

O pedido de internação compulsória só acontece em casos extremos, quando há riscos. Nesses casos, a Justiça autoriza a medida, após atestado médico e parecer da Promotoria (a família não precisa pedir). Além disso, o dependente só pode deixar a internação com alta médica ou ordem judicial.

Segundo a Secretaria de Saúde, desde janeiro, o Cratod já atendeu 28.257 ligações, realizou 4.051 atendimentos e 906 internações, sendo 830 de forma voluntária - com o consentimento do dependente.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Jovem de 25 anos é o 1º usuário de crack a ser internado compulsoriamente no Estado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!