MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ex-presidente diz que cúpula é ignorante

SÃO PAULO, SP, 23 de maio (Folhapress) - Dois dias após ser barrado pela comissão eleitoral de concorrer à Presidência do Irã, o ex-presidente Akbar Hashemi Rafsanjani, 78, acusou a cúpula do país de de incompetência e ignorância. Para ele, o impedimen

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.05.2013, 11:06:00 Editado em 27.04.2020, 20:29:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 23 de maio (Folhapress) - Dois dias após ser barrado pela comissão eleitoral de concorrer à Presidência do Irã, o ex-presidente Akbar Hashemi Rafsanjani, 78, acusou a cúpula do país de de incompetência e ignorância. Para ele, o impedimento foi uma resposta à popularidade de sua campanha.

A rejeição aconteceu após críticas de setores mais conservadores da política iraniana, que consideraram que o ex-presidente poderia defender reformas na República Islâmica. Com um discurso moderado, atraiu setores reformistas, cujos líderes acusaram o atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, de fraude no pleito de 2009.

Em reportagem publicada hoje pelo site oposicionista Kaleme, Rafsanjani disse a seus aliados que não se rebaixaria à campanha de ataques promovida por seus adversários. "Eu não quero rebaixar-me à propaganda deles, mas a ignorância é preocupante. Será que eles não entendem o que estão fazendo?"

O ex-presidente disse não ter notado uma comoção em torno de sua candidatura, mas disse que há sinais da insatisfação da população iraniana. Ele, no entanto, pediu calma a seus aliados. "Não devemos perder as esperanças. Haverá um dia em que eles virão [os defensores da reforma no Irã]."

Os comentários de Rafsanjani se somam ao conflito político entre os aliados aos grupos de liderança e a oposição, que foi marginalizada desde a agitação pós-eleitoral em 2009.

"Acho que o país não poderia ter sido pior governado, mesmo se houvesse planejamento com antecedência", disse Rafsanjani aos membros de sua equipe de campanha na quarta-feira, de acordo com reportagem do Kaleme.

Na terça, a comissão eleitoral, formada por clérigos e juristas islâmicos, considerou que Rafsanjani não pode participar da eleição. Dos 686 inscritos para a eleição, apenas oito foram aprovados. Analistas dizem que Rafsanjani foi desqualificado porque sua campanha se tornou muito popular e uma ameaça aos líderes.

O mesmo aconteceu com o candidato de Mahmoud Ahmadinejad, o ex-chefe de gabinete Esfandiar Rahim Mashaee, que disse que pretende recorrer ao líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, da decisão.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-presidente diz que cúpula é ignorante"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!