MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Líderes mundiais cancelam presença em enterro

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e outros líderes mundiais, cancelaram presença no enterro do presidente polonês Lech Kaczynski e sua mulher, Maria, mortos no sábado passado em um acidente de avião. Em uma mensagem endereçada ao preside

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.04.2010, 09:38:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e outros líderes mundiais, cancelaram presença no enterro do presidente polonês Lech Kaczynski e sua mulher, Maria, mortos no sábado passado em um acidente de avião.

continua após publicidade

Em uma mensagem endereçada ao presidente polonês interino, Bronislaw Komorowski - o líder da câmara baixa do Parlamento polonês -, Obama falou que lamenta que a nuvem de cinza vulcânica que se espalha sobre a Europa o tenha obrigado a cancelar sua viagem.

Anúncios semelhantes foram feitos pela chanceler alemã, Angela Merkel, o príncipe Charles, da Grã-Bretanha e os reis da Suécia, Espanha e Noruega.

continua após publicidade

Merkel já havia passado 36 horas tentando chegar a Berlim, depois de partir de São Francisco, nos Estados Unidos.

Neste sábado, milhares de pessoas participaram de uma cerimônia de três horas em memória das 96 vítimas do acidente que, além do presidente e sua esposa, causou a morte de diversas autoridades do governo e militares.

Funeral

continua após publicidade

A cerimônia, na praça Pilsudski, a maior da capital, Varsóvia, começou com o toque de sirenes em todo o país, seguido por pronunciamentos do primeiro-ministro polonês, Donald Tusk. Depois disso, foi realizada uma missa em homenagem aos mortos.

A cerimônia foi realizada em um palco especialmente construído para o evento, em forma de escadaria, no qual foram afixadas fotografias de todas as vítimas atrás de uma grande cruz branca.

A missa foi celebrada por bispos poloneses e pelo enviado especial do Vaticano, cardeal Angelo Soldano.

continua após publicidade

Foi nesta mesma praça que o papa João Paulo 2 rezou uma missa durante a sua primeira peregrinação ao seu país-natal, em 1979.

A multidão nas ruas de Varsóvia era tão grande que muitos assistiram à cerimônia em telões na praça Pilsudski e até no parque ao lado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Líderes mundiais cancelam presença em enterro "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!