MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Oklahoma reduz estimativa de número de mortos em tornado

SÃO PAULO, SP, 21 de maio (Folhapress) - A chefe do Instituto Médico-Legal de Oklahoma, Amy Eliott, revisou na manhã de hoje o número de mortos após o tornado que atingiu o Estado. Diferentemente dos 51 mortos e 40 corpos encontrados na noi

Da Redação

·
 Oklahoma reduz estimativa de número de mortos em tornado
Icone Camera Foto por www.tornadotitans.com
Oklahoma reduz estimativa de número de mortos em tornado
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.05.2013, 13:29:00 Editado em 27.04.2020, 20:29:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 21 de maio (Folhapress) - A chefe do Instituto Médico-Legal de Oklahoma, Amy Eliott, revisou na manhã de hoje o número de mortos após o tornado que atingiu o Estado. Diferentemente dos 51 mortos e 40 corpos encontrados na noite de ontem, ela informou que apenas 24 corpos foram localizados na tragédia. "O número [de mortos] agora é 24", disse.

Questionada sobre o erro de contagem, ela afirmou que alguns dos corpos foram contados duas vezes por engano e que "ainda há muito caos" entre as equipes.

Ela, no entanto, não descartou que o número de mortos ainda possa aumentar, já que equipes de resgate continuam a buscar vítimas da tragédia em escombros de construções. Uma delas é a escola básica Plaza Towers, um dos prédios mais atingidos pelo tornado e que estava cheia na hora do fenômeno.

Outra instituição de ensino e um hospital também foram destruídos. Outras 145 pessoas ficaram feridas, incluindo 70 crianças. O governo de Oklahoma decretou estado de calamidade em 16 condados afetados pela tormenta.

Nas próximas horas, o presidente Barack Obama fará um discurso. Ontem, ele decretou estado de emergência na região, o que facilitará a liberação de verbas para reconstruir a área atingida.

Em nota, a Casa Branca informou que o mandatário está sendo informado sobre as ações tomadas em relação ao tornado e conversou na noite de segunda com a governadora de Oklahoma, a republicana Mary Fallin, e prestou suas condolências.

Segundo o Serviço Meteorológico dos Estados Unidos, o redemoinho atingiu mais de três quilômetros de diâmetro e ventos de 320 km/h, na categoria EF4 na escala Fujita, que vai até cinco. Dezesseis minutos antes de a tempestade atingir Moore, o órgão emitiu um alerta intensificado, seis minutos antes do usual.

O tornado tocou o solo na cidade de Moore por volta das 15h15 locais (17h15 em Brasília) esteve em ação durante 40 minutos, varrendo uma extensão de 32 quilômetros entre os condados de Moore e Newcastle. Centenas de construções foram destruídas, carros ficaram empilhados e árvores e postes caíram.

O fenômeno aconteceu no auge da temporada de tornados, que começa no fim da primavera e vai até meados do verão no hemisfério Norte. Na noite de domingo, a região tinha sido atingida por outro fenômeno similar, que matou duas pessoas e feriu 39 na cidade de Shawnee, perto de Oklahoma City.

Testemunhas disseram que o tornado desta segunda-feira parecia mais feroz que o fenômeno que atingiu a região em 1999. Na ocasião, 36 pessoas morreram na região de Oklahoma City e 46 em todo o Estado após a passagem do tornado de categoria EF5, com ventos superiores a 320 km/h.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Oklahoma reduz estimativa de número de mortos em tornado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!