MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ofensiva militar deixa 17 mortos na Nigéria

Pelo menos 17 pessoas morreram em uma ofensiva militar contra extremistas islâmicos no nordeste da Nigéria, informou neste domingo, 19, o exército do país africano. Segundo os militares, 14 supostos extremistas e três soldados perderam a vida em dois dias

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.05.2013, 16:36:01 Editado em 27.04.2020, 20:30:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pelo menos 17 pessoas morreram em uma ofensiva militar contra extremistas islâmicos no nordeste da Nigéria, informou neste domingo, 19, o exército do país africano. Segundo os militares, 14 supostos extremistas e três soldados perderam a vida em dois dias de confrontos na região. O general de brigada Chris Olukolade não detalhou o local dos combates, mas disse que cerca de 20 pessoas foram presas. Não foi possível confirmar a versão do exército junto a outras fontes.

continua após publicidade

Por meio de um recente decreto, o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, declarou estado de emergência nos Estados de Adamawa, Borno e Yobe. O decreto autoriza o exército a prender qualquer pessoa e ocupar qualquer imóvel onde exista suspeita de que extremistas islâmicos estejam abrigados.

O decreto presidencial expõe a gravidade da situação no nordeste da Nigéria, muitas vezes minimizada por autoridades governamentais por motivos políticos.

continua após publicidade

A insurgência islâmica na Nigéria começou a ganhar corpo em 2009, quando uma rebelião liderada por integrantes do Boko Haram em Maiduguri foi reprimida pela política e pelo exército. Mais de 700 pessoas morreram na repressão.

Pouco depois da repressão, o líder do Boko Haram morreu na prisão, aparentemente executado. A partir do ano seguinte, integrantes do Boko Haram engajaram-se em uma onda de ataques.

Desde 2010, mais de 1.600 pessoas foram mortas no país em ações atribuídas a extremistas islâmicos, segundo contagem da Associated Press. As informações são da AP.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ofensiva militar deixa 17 mortos na Nigéria"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!