MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ministério autoriza recursos para combate à gripe em São Paulo

SÃO PAULO, SP, 17 de maio (Folhapress) - Uma portaria do Ministério da Saúde publicada hoje no Diário Oficial da União estabelece recursos para ações de média e alta complexidade destinadas ao combate à gripe no Estado de São Paulo. As informações são

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.05.2013, 16:47:00 Editado em 27.04.2020, 20:30:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 17 de maio (Folhapress) - Uma portaria do Ministério da Saúde publicada hoje no Diário Oficial da União estabelece recursos para ações de média e alta complexidade destinadas ao combate à gripe no Estado de São Paulo. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com a publicação, foi considerada a necessidade de organização dos serviços ambulatoriais e hospitalares no combate à doença, tendo como base informações epidemiológicas fornecidas pela Secretaria Estadual da Saúde.

O montante de recursos estabelecido é R$ 12,7 milhões. Segundo o ministério, o Estado deverá programar e pactuar, em conjunto com os municípios, a distribuição dos recursos, de acordo com a situação epidemiológica prevista ou detectada.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até hoje. A campanha, que começou no dia 15 de abril, já havia sido prorrogada por duas vezes. Segundo a secretaria, a campanha no Estado deve ser encerrada hoje, mas ressalta que todos os municípios que não atingiram as suas metas têm autonomia para continuar a campanha de vacinação.

Fazem parte do grupo prioritário idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também quer imunizar a população contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B.

O secretário de vigilância em saúde do ministério, Jarbas Barbosa, alerta para a necessidade de as pessoas buscarem a vacina logo, já que dificilmente ela estará disponível após o fim da campanha. Além disso, diz, a vacina leva até um mês para garantir a máxima proteção contra o vírus, que circula mais a partir de junho. "Agora é o momento", explica o secretário.

Prevenção

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS, e é respaldada por estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ministério autoriza recursos para combate à gripe em São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!