MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Vinho químico, o "crack das bebidas", será fiscalizado na Virada

Por Ana Krepp SÃO PAULO, SP, 17 de maio (Folhapress) - O policiamento da 9ª edição da Virada Cultural, que será realizada neste fim de semana em São Paulo, terá como alvo principal da fiscalização o vinho químico, bebida com 90% de teor alcoólico produ

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.05.2013, 12:07:00 Editado em 27.04.2020, 20:30:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Ana Krepp

SÃO PAULO, SP, 17 de maio (Folhapress) - O policiamento da 9ª edição da Virada Cultural, que será realizada neste fim de semana em São Paulo, terá como alvo principal da fiscalização o vinho químico, bebida com 90% de teor alcoólico produzida de maneira artesanal da mistura entre etanol (o mesmo vendido em postos de combustíveis) e corante de groselha.

Segundo o coronel da Polícia Militar, Reynaldo Simões Rossi, comandante do policiamento da região central durante o evento, o vinho químico foi apelidado de "crack das bebidas" pelo alto teor alcoólico. A graduação máxima permitida pela Anvisa é de 54%.

De acordo com a PM, em edições anteriores da Virada Cultural foram apreendidos mais de 15 mil litros desta bebida em poder de vendedores ambulantes, que chegavam a oferecer ao preço de até R$ 1,50 cada garrafa.

Drogas ilícitas, como maconha, cocaína e crack também receberão atenção especial dos policiais.

Segurança

Cerca de 3.400 policiais militares irão se revezar em quatro turnos para garantir a segurança dos frequentadores do evento. Uma parte dos policiais estará à paisana.

A PM não quis divulgar a quantidade de agentes que circularão sem identificação. "Eles estarão infiltrados entre o público com o objetivo de detectar situações capazes de evoluir para um tumulto ou práticas criminosas", afirma.

O número de policiais a cada apresentação será definido de acordo com as características de cada apresentação. A PM diz que a atenção será redobrada quanto maior for o adensamento de pessoas".

Este é o segundo ano em que o grupo de rap Racionais MCs se apresenta na Virada Cultural. Da primeira vez, em 2007, houve confusão e quebra-quebra entre a Polícia Militar e os fãs do grupo. Balas de borracha e bombas de efeito moral foram lançadas pela PM que recebeu a resposta com pedradas e garrafadas por parte do público.

Para a apresentação do Racionais MCs na 9ª edição do evento, a PM não espera que haja problemas ou tumultos, pois acredita que "tanto músicos quanto espectadores estejam conscientes do caráter cultural da programação e da magnitude do evento".

"Qualquer incidente indesejado, por provocações ou mau comportamento, poderá ter repercussões de nível internacional, o que definitivamente não é bom pra ninguém, muito menos pra cidade de São Paulo", diz o coronel Rossi.

"Apesar de acreditarmos na civilidade das pessoas nesta Virada Cultural, é importante deixar claro que a Polícia Militar está preparada para agir em quaisquer situações adversas", conclui.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Vinho químico, o "crack das bebidas", será fiscalizado na Virada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!