MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Francisco deve celebrar missa em português, diz arcebispo

RIO DE JANEIRO, RJ, 17 de maio (Folhapress) - O comitê organizador local da Jornada Mundial da Juventude enviou ao Vaticano o roteiro de uma missa em português, a língua mais cotada para a celebração conduzida pelo papa Francisco no dia 28 de julho, em

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.05.2013, 16:16:00 Editado em 27.04.2020, 20:30:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ, 17 de maio (Folhapress) - O comitê organizador local da Jornada Mundial da Juventude enviou ao Vaticano o roteiro de uma missa em português, a língua mais cotada para a celebração conduzida pelo papa Francisco no dia 28 de julho, em Guaratiba, no encerramento do encontro internacional de jovens católicos.

"O próprio papa pediu o missal (livro litúrgico usado nas celebrações eucarísticas) em português. Já enviamos tudo para Roma", disse dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio e presidente do comitê organizador, após apresentar os projetos da Igreja Católica em favelas cariocas em um debate ontem no BNDES (Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O idioma escolhido será comunicado ao comitê por um representante do Vaticano responsável pela liturgia das cerimônias pontifícias. De acordo com dom Orani, a segunda opção seria o latim.

"Com Bento 16, a missa (durante a jornada no Rio) ia ser em latim. Mas o papa Francisco já pediu os textos traduzidos. Por isso, acredito que a missa em Guaratiba será em português", acrescentou o arcebispo.

No dia 22 de julho, o papa Francisco desembarca por volta das 16h no aeroporto do Galeão, no Rio, para participar da Jornada Mundial da JuventudeAlém da cerimônia associada à jornada, o papa vai celebrar uma segunda missa, no dia 24 de julho, na basílica do município de Aparecida, no interior de São Paulo. Neste caso, o cardeal dom Raymundo Damasceno, arcebispo da cidade paulista e amigo do papa Francisco, já confirmou que a missa será em português.

O que permanece indefinido é o lugar da celebração em Aparecida. Em abril, Alberto Gasbarri, executivo responsável pelas viagens do papa, visitou o santuário e manifestou sua preferência por uma cerimônia no interior da basílica, com capacidade para abrigar até 40 mil pessoas.

Dom Damasceno pediu a realização de uma missa campal para 300 mil pessoas.

Quando o Vaticano divulgou a agenda do papa na viagem ao Brasil, não houve menção à missa na área externa da basílica. O cardeal de Aparecida ainda mantém a esperança de reunir uma multidão na passagem do papa pelo santuário.

No Vaticano, existe a preocupação de que uma missa de grande proporção em Aparecida possa afetar a presença do público na Jornada Mundial da Juventude.

Dom Orani diverge desta avaliação: "A missa em Aparecida poderia atrair pessoas que não terão oportunidade de vir ao Rio. Tem muita gente para muitas coisas".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Francisco deve celebrar missa em português, diz arcebispo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!