MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Auditoria aponta falhas na gestão da UFRJ

Auditoria amostral da Controladoria-Geral da União (CGU) na aplicação de recursos do Ministério da Educação (MEC) repassados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou uma série de falhas e irregularidades na gestão das verbas.Exercício irreg

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.05.2013, 08:30:01 Editado em 27.04.2020, 20:30:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Auditoria amostral da Controladoria-Geral da União (CGU) na aplicação de recursos do Ministério da Educação (MEC) repassados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou uma série de falhas e irregularidades na gestão das verbas.

continua após publicidade

Exercício irregular de servidores, pagamento antecipado sem previsão em licitação, direcionamento na contratação de empresas, gastos com passagens aéreas e diárias sem comprovação de uso são alguns dos problemas encontrados. O valor dos quatro convênios auditados chega a quase R$ 2,5 milhões, mas a CGU não informou quanto, desse total, está sob suspeita.

O trabalho do órgão foi realizado em 2012, mas a divulgação dos resultados ocorreu em abril. A auditoria foi feita a pedido do Ministério Público Federal. Os convênios auditados pela CGU se referem a repasses de recursos para auxílio financeiro a bolsistas e financiamento de projetos de pesquisa sobre tecnologia da informação na área de engenharia e gestão de recursos humanos.

continua após publicidade

Todos os convênios analisados são geridos pela Fundação Coppetec - ligada à instituição. A entidade apoia projetos de pesquisa, ensino e extensão do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e demais unidades da UFRJ.

A própria transferência da gestão dos convênios à Coppetec é criticada pela CGU. O órgão alega que, mesmo existindo a previsão legal de apoio à UFRJ, inexiste a previsão de delegação da gestão de convênios da universidade à Coppetec. A universidade discorda dessa posição.

Em um dos convênios analisados a CGU constatou que houve pagamento antecipado pela Coppetec sem exigência de garantias do serviço executado. A entidade afirma que o edital de licitação estava formalizado de acordo com o previsto em lei. Também foram observados pagamentos de passagens aéreas - no valor de quase R$ 9 mil - e diárias sem comprovação do uso de bilhetes aéreos. A Coppetec diz que as viagens foram realizadas para apresentação de artigos científicos no exterior.

Para o consultor educacional Celso Frauches, ações de fiscalização em universidades do porte da UFRJ são "fundamentais" para uma gestão mais "competente". "O poder público perdeu o controle sobre essas fundações. Quando a CGU fiscaliza, nem todas as providências apontadas são acatadas." As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Auditoria aponta falhas na gestão da UFRJ"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!