Geral

Vereadores aprovam envio de torpedo para alertar chuvas

Da Redação ·





Por Giba Bergamim Jr.

SÃO PAULO, SP, 16 de maio (Folhapress) - A Câmara de São Paulo aprovou um projeto que obriga a prefeitura a enviar mensagens de texto aos celulares dos paulistanos com alertas sobre a chegada de chuvas e de iminentes alagamentos.

De autoria do vereador Ricardo Young (PPS), o projeto agora precisa ser sancionado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) para começar a valer.

Hoje, a única maneira de se informar sobre isso é acompanhando o noticiário nas rádios e emissoras de TV ou por meio do site do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, que monitora as chuvas na cidade.

O vereador diz que se inspirou em iniciativas do tipo nos Estados Unidos e Europa para dar informações sobre nevascas, por exemplo.

Em 2011, a prefeitura deu início a um projeto semelhante, mas apenas para os moradores da região da favela Pantanal, na zona leste de São Paulo, que sofreu com as enchentes durante quase dois meses inteiros durante o verão.

De acordo com o projeto, o município terá que fazer convênios com empresas de telefonia móvel. As informações terão que ser passadas com antecedência de pelo menos duas horas.
 

continua após publicidade