Geral

Região Norte registra o menor índice de vacinação

Da Redação ·

Relatório sobre a cobertura vacinal contra a gripe suína no Brasil aponta grandes diferenças entre os resultados dos Estados e do País. Os dados do sistema do Ministério da Saúde, colhidos até o início desta noite de sexta-feira, mostram que, apesar de o País já ter cumprido a meta de vacinar 80% da população de crianças de 6 meses a 23 meses e 29 dias, na Região Norte o índice é de apenas 65,7%.
 

continua após publicidade

O Norte foi a área mais afetada pela gripe neste ano, até o momento. No Acre, apenas 50,7% das crianças visadas já foram atendidas.
 

Além de atraso da vacinação do grupo, outro fator que pode explicar o resultado são problemas na digitação de dados sobre as coberturas vacinais pelos Estados. Entre trabalhadores da saúde, população em que a meta também foi atingida no País, também há diferenças. No Mato Grosso, é de apenas 66%.
 

continua após publicidade

O Paraná, Estado que reivindica a vacinação de toda a população contra a gripe suína, e não só de grupos prioritários, já vacinou mais que o previsto. No caso de doentes crônicos a cobertura chega a 104%.
 

O secretário estadual da Saúde, Carlos Moreira Júnior, nega a possibilidade de que a vacinação tenha ocorrido fora das regras do ministério. "É uma população difícil de estimar", afirmou. O Ministério Público Federal obteve liminar para que toda a população seja vacinada, questionada pelo ministério.