MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Presidente da Nigéria decreta estado de emergência

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, decretou estado de emergência em diversas áreas do nordeste do país e prometeu enviar mais tropas para combater o que qualificou como uma "rebelião declarada" de extremistas islâmicos que atualmente controlam di

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.05.2013, 20:57:02 Editado em 27.04.2020, 20:30:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, decretou estado de emergência em diversas áreas do nordeste do país e prometeu enviar mais tropas para combater o que qualificou como uma "rebelião declarada" de extremistas islâmicos que atualmente controlam diversos povoados e cidades.

continua após publicidade

Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, o presidente nigeriano advertiu que qualquer imóvel suspeito de abrigar milicianos islâmicos poderá ser tomado pelo governo. Segundo Jonathan, a mais populosa nação africana está em "guerra".

Não estava claro de que forma o estado de emergência ajudaria a conter a violência na Nigéria. Em dezembro de 2011, uma ação similar do governo não foi capaz de interromper o derramamento de sangue.

continua após publicidade

"Parece existir um esforço sistemático de insurgentes e terroristas para desestabilizar o Estado nigeriano e desafiar nossa determinação coletiva", declarou Jonathan.

O estado de emergência é válido para os Estados nigerianos de Adamawa, Borno e Yobe. Segundo o presidente, esses Estados receberão mais tropas.

Apesar do estado de emergência, porém, os políticos que governam essas áreas não serão afastados. A lei nigeriana autoriza o presidente a afastar políticos eleitos e instalar governos interinos quando há um estado de emergência em vigor.

continua após publicidade

O decreto presidencial expõe a gravidade da situação no nordeste da Nigéria, muitas vezes minimizada por autoridades governamentais por motivos políticos.

A insurgência islâmica na Nigéria começou a ganhar corpo em 2009, quando uma rebelião liderada por integrantes do Boko Haram em Maiduguri foi reprimida pela política e pelo exército. Mais de 700 pessoas morreram na repressão.

Pouco depois da repressão, o líder do Boko Haram morreu na prisão, aparentemente executado. A partir do ano seguinte, integrantes do Boko Haram engajaram-se em uma onda de ataques.

Desde 2010, mais de 1.600 pessoas foram mortas no país em ações atribuídas a extremistas islâmicos, segundo contagem da Associated Press. As informações são da AP.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente da Nigéria decreta estado de emergência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!