MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Conselho propõe redução do limite alcoólico para motoristas

SÃO PAULO, SP, 14 de maio (Folhapress) - A referência legal usada nos Estados Unidos para determinar quando um motorista está bêbado poderá ser reduzida em um esforço para diminuir o índice de acidentes de carro envolvendo condutores alcoolizados -cerc

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.05.2013, 18:18:00 Editado em 27.04.2020, 20:30:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 14 de maio (Folhapress) - A referência legal usada nos Estados Unidos para determinar quando um motorista está bêbado poderá ser reduzida em um esforço para diminuir o índice de acidentes de carro envolvendo condutores alcoolizados -cerca de 10 mil mortes anuais são causadas por acidentes desse tipo no país.

O Conselho Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB, sigla em inglês) recomendou hoje que todos os 50 Estados americanos reduzam o limite de 0,08 teor de álcool no sangue (BAC, sigla em inglês), para 0,05.

A proposta é parte de uma iniciativa do conselho descrita em um relatório e aprovada por um painel para eliminar casos de motoristas embriagados. Os acidentes envolvendo o consumo de bebidas alcoólicas representam cerca de um terço de todas as mortes nas estradas do país.

"Isso é fundamental, porque dirigir alcoolizado continua sendo uma das principais causas de morte nos EUA", disse a presidente do NTSB, Debbie Hersman.

Segundo ela, já foram alcançados progressos ao longo dos anos para reduzir a embriaguez no volante, incluindo uma série de políticas federais e estaduais e leis mais severas.

Segundo o relatório do conselho, a redução da taxa para 0,05 salvaria entre 500 e 800 vidas anualmente.

"Nos últimos 30 anos, mais de 440 mil pessoas morreram no país por causa de direção e álcool. Qual será nosso legado em 30 anos?", comentou Hersman.

Dentro dos limites da atual lei americana, um homem com cerca de 80 kg normalmente passa do limite depois de beber cinco latas de cerveja em uma hora, de acordo com uma calculadora online desenvolvida pela Universidade de Oklahoma.

O conselho também recomendou que os Estados expandam suas leis que permitem à polícia confiscar as carteiras de motorista de condutores que violem a lei.

O Instituto de Bebidas Americano criticou a recomendação do conselho, dizendo que, as novas regras propostas "criminalizam um comportamento perfeitamente responsável".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Conselho propõe redução do limite alcoólico para motoristas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!