MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Começa júri de acusado de mandar matar Dorothy

Mesmo com o não comparecimento do advogado de defesa, começou hoje de manhã em Belém (PA) o julgamento do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, acusado de mandar matar a missionária norte-americana naturalizada brasileira Dorothy Stang, em 2005

Da Redação

·
 Missionária foi morta por dois pistoleiros com seis tiros
Icone Camera Foto por Estadão
Missionária foi morta por dois pistoleiros com seis tiros
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.04.2010, 13:35:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mesmo com o não comparecimento do advogado de defesa, começou hoje de manhã em Belém (PA) o julgamento do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, acusado de mandar matar a missionária norte-americana naturalizada brasileira Dorothy Stang, em 2005.

continua após publicidade

Como ocorreu em 31 de março, data original do júri, o advogado de Bida, Eduardo Imbiriba, não compareceu. Desta vez, mandou o colega Arnaldo Lopes de Paula, que pediu mais tempo para se inteirar do processo, tentando assim adiar de novo o julgamento.

Mas, em vez de aceitar a prorrogação, o juiz Raimundo Moisés Flexa negou o pedido de Lopes de Paula e nomeou dois defensores públicos para o caso _como prevê a legislação. A Folha ligou para Imbiriba, mas ele disse que estava "em uma reunião" e que por isso não poderia falar.

continua após publicidade

Este é o terceiro júri de Bida. Em 2007, ele foi condenado a 30 anos. Como a lei da época permitia um novo julgamento a quem fosse sentenciado a mais de 20 anos, ele passou por um novo júri, em maio de 2008, quando foi absolvido.

À época, a absolvição provocou revolta entre ambientalistas e defensores dos direitos humanos. Para eles, as declarações dos outros três condenados e presos pelo crime, que apontam Bida como o mandante, são provas suficientes de que o fazendeiro é culpado.

Após muita pressão, o júri de 2008 acabou anulado pelo Tribunal de Justiça do Pará no ano passado, acatando argumentação do Ministério Público Estadual.

continua após publicidade

O outro acusado de ser o mandante, o empresário Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, ainda não foi julgado. Espera-se que seu júri ocorra neste ano.

Seis tiros

A missionária Dorothy Stang foi morta por dois pistoleiros com seis tiros, numa estrada de terra de Anapu (PA), em fevereiro de 2005. Tinha 73 anos. Ela defendia os direitos de pequenos produtores rurais da região de Altamira (PA) e denunciava crimes ambientais e fundiários, como a grilagem de terra.

Seu assassinato gerou repercussão internacional e originou um documentário, "Mataram a Irmã Dorothy", do norte-americano Daniel Junge, que foi pré-selecionado ao Oscar do ano passado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Começa júri de acusado de mandar matar Dorothy"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!