Geral

Merkel e Medvedev pretendem ir a funeral de presidente da Polônia

Da Redação ·

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente Horst Koehler devem comparecer ao funeral do presidente da Polônia, Lech Kaczynski, informou um porta-voz do governo nesta segunda-feira. O presidente russo, Dmitry Medvedev, também pretende comparecer.  

continua após publicidade

O líder polonês morreu no sábado, quando seu avião caiu pouco após decolar. "Não foi ainda marcada a data, mas já foi decidido que a chanceler e o presidente comparecerão ao funeral", afirmou um porta-voz do governo alemão em Berlim.  

A mídia polonesa informa que o funeral de Kaczynski deve ocorrer no sábado, uma semana após o acidente aéreo no oeste da Rússia. No total, morreram 96 pessoas no acidente.  

continua após publicidade

O corpo do presidente foi levado a Varsóvia no domingo, mas a mulher dele e dezenas de outras vítimas ainda não foram identificadas. Em vários casos, devem ser necessários exames de DNA para a identificação dos corpos.  

Funcionários russos disseram que não houve problemas técnicos com o avião Tupolev, de fabricação russa. Segundo eles, os pilotos poloneses estavam voando muito baixo, quando tentaram aterrissar em meio a uma forte neblina, no sábado.  

A comitiva polonesa iria prestar uma homenagem a 22 mil militares poloneses mortos pela NKDV, a polícia secreta da União Soviética, em 1940, sob as ordens do ditador Joseph Stalin. Esse episódio ficou conhecido como o massacre de Katyn.