Geral

Cameron diz que Thatcher foi a maior líder britânica em tempos de paz

Da Redação ·

LONDRES, REINO UNIDO, 8 de abril (Folhapress) - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou hoje que Margaret Thatcher "salvou" o Reino Unido e foi a maior líder política do país em tempos de paz.

Ele interrompeu visita oficial à Espanha e está a caminho de Londres, onde Thatcher receberá um funeral com honras militares.

"A verdade sobre Margaret Thatcher é que ela não apenas liderou o nosso país. Ela salvou o nosso país", disse Cameron. "Ela morre como a maior primeira-ministra do Reino Unido em tempos de paz."

A bandeira britânica já está hasteada a meio mastro no número 10 de Downing Street, sede do governo britânico.

O líder da oposição trabalhista, Ed Miliband, também prestou homenagem a Thatcher. Ele afirmou que as divergências com seu partido não invalidam os méritos da ex-primeira-ministra. "Ela será lembrada como uma figura única. Foi a primeira mulher a ser primeira-ministra e e mudou o centro político do país", disse Miliband.

"Podemos discordar e, ao mesmo tempo, respeitar profundamente suas conquistas políticas e sua força pessoal."

Funeral

De acordo com o governo britânico, Thatcher manifestou o desejo de não receber um funeral de Estado, que seria o primeiro dado a um plebeu desde a morte de Winston Churchill, em 1965.

A cerimônia fúnebre terá honras militares e status oficial semelhante ao da rainha-mãe Elizabeth, em 2002. O corpo será velado na catedral de são Paulo, no centro de Londres.
 

continua após publicidade