MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Hospital identifica 11 casos de superbactéria

Por Giulia Lanzuolo SÃO PAULO, SP, 5 de abril (Folhapress) - O Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (a 93 km de São Paulo), teve 11 casos de infecção da superbactéria KPC entre dezembro e março, anunciou hoje a Comissão de Controle de Infecção

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.04.2013, 20:21:00 Editado em 27.04.2020, 20:31:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Giulia Lanzuolo

SÃO PAULO, SP, 5 de abril (Folhapress) - O Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (a 93 km de São Paulo), teve 11 casos de infecção da superbactéria KPC entre dezembro e março, anunciou hoje a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da universidade.

A bactéria é resistente à maior parte dos antibióticos. De acordo com a comissão, o hospital não registrou nenhum outro caso há 30 dias e, desde que o problema foi detectado, foram implementadas medidas de controle - como a internação em quartos privativos, a fim de evitar transmissão cruzada.

Seis dos 11 pacientes infectados morreram. A KPC não foi a causa de nenhuma das mortes, segundo o médico infectologista Christian Cruz Höfling. Os pacientes apresentavam quadros clínicos críticos.

Médicos da comissão disseram que, como não houve variação significativa da curva média de infecções monitoradas no hospital, não é possível afirmar que há um surto da bactéria.

Os pacientes que adquiriram a KPC estavam em situação grave por causa de outras doenças e, antes de contraírem a bactéria, ficaram longos períodos internadas em UTIs.

A bactéria foi identificada pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2001, depois de ter sofrido mutações genéticas. A KPC pode ser encontrada na água, no solo e em fezes, vegetais, cereais e frutas.

A transmissão, em geral, ocorre em ambientes hospitalares pelo contato com secreções de pacientes infectados.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não tem registros atualizados da presença de KPC no país porque os hospitais não são obrigados a notificá-la sobre os casos. A agência planeja tornar isso uma norma ainda neste semestre.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Hospital identifica 11 casos de superbactéria "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!