MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Fidel diz que Coreia é maior ameaça nuclear desde crise dos mísseis

SÃO PAULO, SP, 5 de abril (Folhapress) - O ex-ditador cubano Fidel Castro disse hoje que a tensão na Península Coreana é a mais grave ameaça de uma guerra nuclear desde a crise dos mísseis de Cuba, em 1962. Em um novo artigo publicado no jornal cubano

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.04.2013, 15:14:00 Editado em 27.04.2020, 20:31:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 5 de abril (Folhapress) - O ex-ditador cubano Fidel Castro disse hoje que a tensão na Península Coreana é a mais grave ameaça de uma guerra nuclear desde a crise dos mísseis de Cuba, em 1962.

Em um novo artigo publicado no jornal cubano "Granma", Fidel afirmou ainda que a situação é "incrível e absurda", e pediu que sua aliada Coreia do Norte e os Estados Unidos evitem o confronto armado.

Fidel liderava a ilha durante o episódio da Guerra Fria, quando os EUA e a União Soviética quase entraram em confronto por conta da instalação de mísseis nucleares soviéticos em Cuba.

Na época, o ex-ditador cubano escreveu uma carta para o então líder da URSS, Nikita Khruschov, pedindo um ataque nuclear contra os EUA. Depois de 13 dias de tensão, os soviéticos aceitaram retirar os mísseis da ilha, e os EUA fizeram o mesmo na Europa.

"Se uma guerra explodir ali, os povos das duas Coreias serão terrivelmente sacrificados, sem benefício para nenhum deles", diz Fidel.

Segundo ele, agora que os norte-coreanos demonstraram seus avanços técnicos e científicos, devem ser "lembrados de seus deveres com os países que foram seus grandes amigos, e não seria justo esquecer que tal guerra afetaria de modo especial mais de 70% da população do planeta".

Fidel também fez um apelo ao presidente americano, Barack Obama, para que cumpra "o dever de evitar" o risco de uma guerra. "Se um conflito dessa índole explodir ali, o governo de Barack Obama será sepultado por um dilúvio de imagens que o apresentariam como o personagem mais sinistro da história dos EUA".

Ele lembra que teve "a honra de conhecer Kim Il-sung, uma figura histórica, notavelmente valente e revolucionária" e que a Coreia do Norte "sempre foi amistosa com Cuba, como Cuba sempre foi e continuará sendo com ela". O cubano está afastado do poder desde 2006 por problemas de saúde.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Fidel diz que Coreia é maior ameaça nuclear desde crise dos mísseis"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!