MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Coreia do Norte per para Rússia esvaziar embaixada

SÃO PAULO, SP, 5 de abril (Folhapress) - O corpo diplomático da Rússia na Coreia do Norte informou hoje que o país comunista pediu a Moscou que "considere" esvaziar a embaixada do país em Pyongyang. O pedido de retirada acontece em meio à tensão nuclea

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.04.2013, 09:50:00 Editado em 27.04.2020, 20:31:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 5 de abril (Folhapress) - O corpo diplomático da Rússia na Coreia do Norte informou hoje que o país comunista pediu a Moscou que "considere" esvaziar a embaixada do país em Pyongyang. O pedido de retirada acontece em meio à tensão nuclear com os Estados Unidos e a Coreia do Sul.

Nos últimos dias, o governo russo tem pedido ao regime de Kim Jong-un, a Washington e a Seul que retomem as negociações sobre o programa nuclear norte-coreano. O país asiático aumentou a retórica militar após ser sancionado pela ONU devido a um teste com uma bomba atômica em fevereiro.

A agência de notícias chinesa Xinhua diz, citando fontes não identificadas, que o pedido foi feito a todas as delegações estrangeiras com embaixadas no país. A informação ainda não foi confirmada pelo governo norte-coreano.

O porta-voz da embaixada russa em Pyongyang, Denis Samsonov, disse à agência de notícias Interfax que o corpo diplomático recebeu visita de representantes norte-coreanos, que fizeram o pedido ante o agravamento da tensão na península coreana.

Ele, no entanto, descartou que a delegação russa saia da Coreia do Norte e afirmou que não há sinais externos de tensão na capital norte-coreana. A Rússia é um dos poucos países do mundo a manter uma embaixada em Pyongyang, assim como a China.

Mais cedo, a Alemanha afirmou que convocou o embaixador norte-coreano em Berlim para expressar a inquietação com o agravamento da crise no país comunista.

Mísseis

Mais cedo, a agência de notícias sul-coreana Yonhap informou que o Exército do país detectou que Pyongyang carregou dois mísseis de alcance intermediário para algum ponto na costa leste do país. Os militares da Coreia do Sul dizem que a intenção dos norte-coreanos é fazer um lançamento surpresa.

Ontem o governo local havia afirmado que um míssil havia sido colocado na costa leste norte-coreana, mas que não se sabia se o regime comunista pretendia fazer um teste de disparo ou uma manobra militar.

Seul especula que esse lançamento poderia acontecer perto de 15 de abril, aniversário de nascimento de Kim Il-Sung, avô de Kim Jong-un, e primeiro ditador comunista do país. Enquanto isso, Seul enviou dois navios de guerra ao mar Amarelo para interceptar mísseis como prevenção a um ataque.

Na quarta, os Estados Unidos anunciaram o envio de mísseis à base militar de Guam, no oceano Pacífico. A área está na mira dos mísseis de maior alcance disponíveis para os norte-coreanos, embora a Coreia do Sul descarte que os foguetes colocados na costa leste do país possam atingir a ilha americana.

Ainda hoje, o ministro da unificação sul-coreano, Ryoo Kihl-jae, disse em entrevista coletiva que o país ainda não considera retirar os cerca de 800 funcionários que trabalham no complexo industrial de Kaesong, operado de forma conjunta entre os dois países.

A hipótese foi levantada pelos jornalistas no terceiro dia em que os sul-coreanos são proibidos de entrar no parque industrial, que é controlado por 120 empresas sul-coreanas e emprega 53 mil norte-coreanos.

Pyongyang ameaçou fechar as fábricas, que lhe renderam US$ 470 milhões (R$ 940 milhões) no ano passado, embora sejam uma de suas únicas fontes de renda.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Coreia do Norte per para Rússia esvaziar embaixada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!