MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Caneta de ouro é furtada do Museu da República

RIO DE JANEIRO, RJ, 4 de abril (Folhapress) - Uma caneta de ouro, presente do Exército brasileiro ao então presidente da República Afonso Pena (1847-1909), foi furtada do Museu da República, no bairro do Catete, na zona sul do Rio. O crime aconteceu a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.04.2013, 17:34:00 Editado em 27.04.2020, 20:31:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





RIO DE JANEIRO, RJ, 4 de abril (Folhapress) - Uma caneta de ouro, presente do Exército brasileiro ao então presidente da República Afonso Pena (1847-1909), foi furtada do Museu da República, no bairro do Catete, na zona sul do Rio.

O crime aconteceu anteontem, por volta das 15h, em uma das salas do terceiro andar. O museu estava aberto, e o objeto era exibido na exposição permanente "A Res Publica Brasileira".

A Polícia Federal foi avisada e já investiga o crime. Dois vigilantes prestaram depoimento ontem numa tentativa de auxiliar nas investigações.

O principal suspeito, segundo os seguranças, seria um homem que se aproveitou da falta de vigilância e arrombou uma vitrine para retirar a caneta. O museu possui 23 salas e apenas 12 seguranças.

A diretora do museu, Magaly de Oliveira Cabral Santos, mãe do governador Sérgio Cabral, lamentou o caso e a falta de investimentos aplicados na segurança do museu.

A caneta furtada possui três brilhantes em forma de folhas. O objeto traz detalhes de contornos de penas de ave.

Em seu "corpo" há a inscrição "Dr. A.P. - Lei do Sorteio / Homenagem do Exército ao Dr. A. Pena".

O presente foi oferecido pelos militares, em 1908, ao então presidente Afonso Pena como uma forma de homenageá-lo pela aprovação de leis que beneficiaram os militares durante o seu governo.

Entre elas, a Lei de Sorteio, que instituía o serviço militar obrigatório, só que através do sorteio.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Caneta de ouro é furtada do Museu da República"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!