Geral

Presidente José Mujica faz críticas a Néstor e Cristina Kirchner

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 4 de abril (Folhapress) - O presidente do Uruguai, José Mujica, protagonizou hoje uma gafe ao criticar a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, sem perceber que o microfone estava ligado.

O incidente aconteceu antes de uma entrevista coletiva em Sarandí Grande, a 138 km de Montevidéu, que foi transmitida ao vivo pela internet pela Presidência uruguaia. Enquanto conversava com aliados, Mujica disse:

"Essa velha é pior que o vesgo", em referência ao marido de Cristina, Néstor Kirchner, que era estrábico. A frase ganhou rapidamente destaque nos sites de notícia do Uruguai e da Argentina, além das redes sociais.

O comentário foi feito enquanto o presidente conversava com os partidários políticos sobre as relações com os países vizinhos -Brasil e Argentina. Ele encerrou sua explicação com a comparação entre Néstor e Cristina.

Segundo o jornal argentino "El Observador", Mujica dizia que para conseguir qualquer coisa com a Argentina, era preciso dialogar antes com o Brasil. Ele disse ainda que Cristina é teimosa, e que o marido, morto em 2010, era mais político.

Questionado pelo jornal uruguaio "La República" sobre as declarações, Mujica disse que não falou sobre a Argentina na ocasião, apenas sobre o Brasil. "Não vou dar bola e nem atravessar o mundo para esclarecer nada. Inventem o que quiserem", afirmou.
 

continua após publicidade