MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Osesp apresenta "Réquiem" de Brahms

Por João Batista Natali SÃO PAULO, SP, 4 de abril (Folhapress) - Abrindo a programação de abril, a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) apresenta uma obra verdadeiramente monumental: "Um Réquiem Alemão", de Johannes Brahms (1833-1897), co

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.04.2013, 14:53:00 Editado em 27.04.2020, 20:31:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por João Batista Natali

SÃO PAULO, SP, 4 de abril (Folhapress) - Abrindo a programação de abril, a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) apresenta uma obra verdadeiramente monumental: "Um Réquiem Alemão", de Johannes Brahms (1833-1897), com a regência da titular Marin Alsop, o coro da própria Osesp e o Coral Paulistano.

Participam também das récitas, amanhã e depois, a soprano dinamarquesa Inger Dam-Jensen e o barítono alemão Stephan Genz.

Brahms começou a escrever seu "Réquiem" aos 32 anos e consumiria outros três para terminá-lo. É sua mais extensa composição, com cerca de 70 minutos.

Costuma-se dizer que é uma peça sacra, mas não litúrgica: não é uma missa para defuntos feita para acompanhar um culto católico. O adjetivo "alemão" deve-se ao idioma em que é cantado.

Biógrafos do compositor insistem no luto que o abateu com a morte de sua mãe e a de Robert Schumann, seu padrinho artístico, mas isso não tem muita importância.

O "Réquiem" foi uma espécie de passaporte com o qual Brahms passou a ser considerado como um dos sucessores de Beethoven, pelo refinamento e profundidade de sua escrita orquestral.

A peça estreou em 1868. À época, Brahms não havia ainda composto nenhuma de suas quatro sinfonias. Das grandes peças sinfônicas, estavam prontos apenas o "Concerto nº 1 para Piano e Orquestra", a "Serenata nº 1" e a "Serenata nº 2".

Também no programa desta semana está o "Adágio para Cordas, op. 11", do americano Samuel Barber (1910-1981).

Na semana que vem, a Osesp estará sob a regência do britânico sir Richard Armstrong, com ótimas lembranças por suas vindas anteriores a São Paulo.



Um Réquiem Alemão

QUANDO amanhã, às 21h, e sábado, às 16h30

ONDE Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16; tel.: 0/xx/11/3223-3966)

QUANTO de R$ 47 a R$ 160

CLASSIFICAÇÃO 7 anos

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Osesp apresenta "Réquiem" de Brahms"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!