MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Irã domina tecnologia nuclear, diz Ahmadinejad

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, provocando os Estados Unidos pela tentativa de interromper o programa nuclear do país, apresentou uma nova centrífuga nesta semana. Segundo autoridades, ela enriquecerá urânio muito mais rápido do que os outros

Da Redação

·
Presidente iraniano mostrou nesta sexta-feira (9) em Teerã a centrífuga nuclear de terceira geração desenvolvida pelo país
Icone Camera Foto por AP/no G1
Presidente iraniano mostrou nesta sexta-feira (9) em Teerã a centrífuga nuclear de terceira geração desenvolvida pelo país
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.04.2010, 13:17:00 Editado em 27.04.2020, 21:03:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, provocando os Estados Unidos pela tentativa de interromper o programa nuclear do país, apresentou uma nova centrífuga nesta semana. Segundo autoridades, ela enriquecerá urânio muito mais rápido do que os outros modelos existentes.

continua após publicidade

O presidente dos EUA, Barack Obama, que quer sanções mais duras da Organização das Nações Unidas (ONU) contra Teerã, admitiu que essas medidas não necessariamente vão funcionar, mas disse que a pressão mundial contínua poderia ao longo do tempo levar o Irã a revisar seus projetos nucleares.

Num discurso para marcar o dia nuclear no Irã, Ahmadinejad classificou o tratado para redução de armas nucleares assinado por EUA e Rússia esta semana de "um disfarce" que esconde as reais intenções de Obama.


"Consideramos que as armas nucleares são contra a humanidade", disse ele.

continua após publicidade

"O Irã tem domínio completo da tecnologia nuclear", disse. "Nenhuma potência pode impedir a nação iraniana de usar a energia nuclear."

O diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, afirmou que a "terceira geração" de centrífugas tem o poder de separação de 10, seis vezes mais que o da primeira geração.

As centrífugas utilizadas atualmente pelo Irã são adaptadas de um projeto dos anos 1970 e tinham a propensão a apresentar avarias. Sabe-se que o Irã tem testado há anos novos modelos. Não estava claro quando as novas máquinas iniciariam as atividades de enriquecimento com força total, algo que os analistas dizem seria um passo significativo.

continua após publicidade

"Isso não é inesperado e, dado o que Obama está fazendo, acho que eles estão de fato tentando mostrar que estão driblando as sanções", disse David Albright, diretor do Instituto para a Segurança Internacional e da Ciência, em Washington.

"Eles têm comprado muita coisa para o programa de centrífugas nos últimos dois anos, ou tentado fazer isso, e foram impedidos muitas vezes. Eles têm trabalhado nessa terceira geração de centrífugas desde o início da década de 2000", afirmou ele.

"A questão de fato é, eles são capazes de construí-las aos milhares ou...na década de 2010, e quando elas serão instaladas? A outra questão é: elas funcionam bem?"

Os analistas do Ocidente afirmam que o Irã no passado exagerou nos anúncios de avanço para reforçar o orgulho nacional sobre o programa nuclear e fortalecer seu poder de barganha com as grandes potências.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Irã domina tecnologia nuclear, diz Ahmadinejad"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!