MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Oleoduto da Exxon Mobil vaza milhares de barris no Arkansas

SÃO PAULO, SP, 31 de março (Folhapress) - Equipes de emergência trabalhavam ontem para conter o vazamento de milhares de barris de petróleo que vazaram de um oleoduto em Mayflower, na região central de Arkansas, nos EUA. A Exxon fechou o oleoduto Pegas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.03.2013, 13:08:00 Editado em 27.04.2020, 20:32:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 31 de março (Folhapress) - Equipes de emergência trabalhavam ontem para conter o vazamento de milhares de barris de petróleo que vazaram de um oleoduto em Mayflower, na região central de Arkansas, nos EUA.

A Exxon fechou o oleoduto Pegasus, que transporta mais de 90 mil barris por dia (bpd) de petróleo cru de Pakota, em Illinois, para o Texas, depois que o vazamento foi descoberto na tarde de sexta-feira, disse a companhia em comunicado.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA classificou a ruptura como um "vazamento maior", disse a Exxon, e 22 casas foram evacuadas após o incidente. Um inspetor foi ao local determinar as causas do acidente.

Nesta semana, a Exxon foi alvo de uma multa de US$ 1,7 milhão pelo vazamento de 2011 no rio Yellowstone. Um porta-voz da companhia confirmou que o oleoduto carregava petróleo betuminoso diluído com produtos para permitir seu fluxo, de acordo com a CEPA, associação canadense de oleodutos.

Alguns ambientalistas argumentam que o petróleo betuminoso é mais corrosivo que o petróleo convencional, embora a CEPA tenha dito que o petróleo diluído não é mais agressivo que outros petróleos pesados.

Petróleo Canadense

O vazamento ocorre quando o Departamento de Estados dos EUA estuda o destino dos 800 mil bpd do oleoduto Keystone XL, que poderia transportar petróleo cru do Canadá para a região do Golfo do México. Ambientalistas, preocupados com o impacto da exploração do petróleo betuminoso, têm tentado barrar a aprovação.

O vazamento no Arkansas foi o segundo incidente nesta semana. Na quarta-feira, um trem com petróleo cru canadense descarrilou em Minnesota.

A Exxon expandiu o oleoduto Pégasus em 2009 para transportar mais petróleo do Canadá do Meio-oeste para o complexo de refinarias do golfo do México e instalou o que chamou de nova "tecnologia de detecção de vazamento".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Oleoduto da Exxon Mobil vaza milhares de barris no Arkansas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!